Crônica nr 04 - Gaby com COVID.
Nota:
Gaby é uma cadela Golden Retriever. Nome social: Gabriela Braço e Canela. Nascida em 11 Dez 21.
Instagram: @gabybracoecanela
Página 1/2
(Gaby) -- Woof! Woof! (Boa tarde)
(Gaby, aproximando-se do daddy, toda contente) -- Daddy, estou com COVID!!
(Daddy, pensando, o coração saindo pela boca!) -- “Ai, meu Deus!!” Agora essa!! Ninguém de casa pegou o coronavírus, graças a Deus!! Como foi que a nossa bebezinha contraiu essa doença infame?? Em nossa casa, não há sequer um termômetro!! Será que existe algum teste para comprovar a presença do vírus em animais?? Pobrezinha!!
(Daddy, recobrando a calma, o coração no lugar) -- É COVID-19, minha linda??
(Gaby, resoluta) -- Isso mesmo, daddy! Como é que você sabe que é COVID-19?? E por que você parece tão assustado? Você ficou tão branco de repente! Pensei até que fosse desmaiar!
(Daddy) -- Meu bem, é claro que me assustei.!! Também, não era para menos!! Essa doença já matou milhões de pessoas no mundo inteiro!! Mas, diga-me. Como você contraiu COVID?
Está sentindo o corpo quente? Está sentindo dores em alguma parte do corpo, meu bebezinho?
(Gaby) - Daddy, deixa de pantim!! (deixa de frescura!!). Eu não estou doente, não!!
(Daddy) -- Mas, você me disse que estava com COVID!! Eu não estou ficando lelé da cuca, viu, Gaby?
(Gaby) -- Deixe-me explicar, antes que você entre em parafuso. COVID é um acrônimo, assim como FIFA, PETROBRAS, TELEBRAS. Um acrônimo é como uma sigla, mas a diferença é que é lido como uma palavra: CO-VID!
(Daddy, tranquilo, mas curioso) -- Agora, entendi!! Então, explique-me o que é essa COVID, já que não se trata da doença (ufa!!).
(Gaby) -- COVID significa Caninos Organizados e Vigilantes pela Igualdade de Direitos. É o nome da nossa associação. Ou sindicato, como preferir. COVID-19!
(Daddy) -- Puxa vida!! Que ideia genial, minha flor!! A Igualdade de direitos seria com outros animais?
(Gaby) -- Claro que não! Igualdade de direitos com os seres humanos, ora bolas!!
(Daddy) -- E por que o número 19?
(Gaby) -- Porque nosso sindicato foi criado ontem, 19 de março de 2022, durante meu passeio pela praia. A nossa assembleia contou com a presença de dezenove cães. Por isso, acrescentamos o número 19 ao nome. E eu sou a vice-presidente da entidade!!
(Daddy) -- Mas, Gaby! Nós temos tratado você tão bem!! Por quais direitos vocês querem lutar?
(Gaby) - Temos uma listinha inicial com dezenove itens reivindicatórios!! O primeiro deles é contra esse negócio de amarrar um saquinho plástico na ponta da coleira. Coisa mais brega e indiscreta, Daddy! Pega muito mal!!
(Daddy) -- Oh, meu bem! Eu amarro um saquinho plástico na sua coleira para me lembrar de que estou descendo com ele, entende? Quando chega a ocasião, eu recolho e jogo numa lixeira a coisinha que faz na rua.
(Gaby) -- Eu sei disso, daddy. Mas não precisa ficar expondo o saquinho do meu número dois! Queremos direitos iguais!! Você, quando precisa ir ao banheiro, não sai da sala carregando um rolo de papel higiênico, sai? Nem a mommy, nem o meu irmão! Por que eu, então, tenho que passar por esse vexame público?
(Daddy, resignado) -- ‘Tá certo, minha flor. Prometo que, a partir de hoje, vou guardar o saquinho no bolso. Na hora H, vou usá-lo muito discretamente.
(Gaby) -- Quero só ver, hein?! Promessa é dívida! Por falar em promessa, e os meus dois presentes na petshop? Desde terça-feira que você ‘tá me enrolando, daddy! Eu não sou da Marinha, mas todo dia você me deixa a ver navios!!
(Daddy, pensando) -- “Ai, ai! É melhor passar na petshop logo, antes de ouvir os dezoito direitos restantes!”
(Gaby, pensando) -- O daddy não perde por esperar!! Minha lista de direitos só vai aumentando!
(Gaby) -- Auf Auf Auf Auf Auf !! - (Caninos Unidos Jamais Serão Vencidos!!)