AS COISAS ESTRANHAS QUE ACONTECEM NESSE PAÍS

Quarta-feira, 24 de Agosto de 2022

Uma das coisas surpreendentes é essa força que o Ministro Moraes deixa a transparecer, dando a entender que possui até mesmo mais poder que o próprio Presidente da República de nosso país. Isso porque até pouco tempo atrás isso não acontecia de um ministro do Superior Tribunal Federal, STF, bem como de outro nível qualquer, apresentasse uma performance tão acentuada como a desse ministro.

Mas parece que não se prestou atenção nas movimentações daqueles ministros do STF, a começar por aquela perpetrada pelo ministro Lewandowisk quando do impedimento da ex-presidente Dilma em 2016. Ele mudou por conta próprio e livre arbítrio o que preceitua a Constituição Federal naquelas situações. Ela deveria ter seus direitos políticos bloqueados/cassados, mas ele incumbiu-se de sair pela tangente, beneficiando-a com tal perdão. Assim ela até lançou-se candidata ao Senado pelo estado de Minas Gerais. Mas a população, felizmente, a reprovou.

E de lá para cá outros de seus colegas enveredaram pelo mesmo caminho, produzindo várias outras inconstitucionalidades, cujo ministro Moraes foi o mais frequente nessas infrações. E tudo ficou por isso mesmo, haja vista que o Senado Federal omitiu-se de forma até vergonhosa. E também a Câmara de Deputados, que permitiram que eles tomassem ações contra várias pessoas, criando suas próprias legislações acusatórias.

Várias são essas situações. A condenação do deputado Daniel Silveira, que mesmo possuindo imunidade parlamentar, foi uma das situações mais esdrúxulas cometidas por um ministro do STF. E muita gente que entende desse riscado manifestou contrariedade e condenação dessa atitude. Mas existem vários outros casos de ilegalidades praticadas por esse e outros de seus colegas nesses últimos tempos.

Outro fato que já está pra lá do exagero é esse mesmo ministro ficar dando prazo ao Presidente Bolsonaro para se explicar em situações que às vezes nem tem tanto significância. E uma peculiaridade já chamou atenção de muita gente nesse país. É o Senador Randolfe viver acionando esse órgão para perpetrar suas esquisitices. Já passou da conta essa atitude ridícula. Principalmente de um senador que pertence a um partido político de baixíssima expressão no âmbito nacional.

Então, é de espantar que o Presidente tenha e manifeste tanta paciência com tanta incongruência daqueles ministros do STF. Ele possui uma caneta que é muito mais potente do que qualquer outra das que aqueles ministros possuem. Mas não se sabe porquê ainda não a utilizou para neutralizar os desrespeitos daqueles ministros para com ele.

*Em tempo: ainda esta semana estamos assistindo mais ações absurdas do Ministro Moraes contra empresários classificados como aliados/seguidores do Presidente Bolsonaro. E tudo dentro dos mesmos padrões absurdos daqueles outros. Onde tudo isso irá parar é o que é difícil prever e adivinhar. A procuradora Thaméa Danelon está disponível na internet, explicando esse tipo de ação.

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 24/08/2022
Código do texto: T7589438
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.