SER CAIPIRA.

"SER CAIPIRA"

Década de oitenta, Luhli e Luciana arrasam com o sucesso estrondoso da música "ÊTA NÓIS" até hoje neste ano de 2022 ainda é um gosto escutar a música seja gravado pelas duas das quais uma já se foi para outro plano, Heloísa Orosco Borges da Fonseca (19 de junho de 1945 – 26 de setembro de 2018). Ou ouvir com a participação do Ney Mato Grosso. A música em si, não deveria de acordo com alguns críticos fazer sucesso, já que o país estava ainda encantado com as novas mudanças nos rumos da revolução musical no Brasil vivendo à explosão do Rock e os novos ritmos da Jovem Guarda que incrementaram o avanço da televisão e das rádios FM,

Os críticos sobreviveram, mas alguns erraram dizendo que músicas sertanejas jamais teriam vez no cenário nacional. Disparada, Carcará, e duplas como Milionário e Zé Rico, Chitãozinho e Xororó, ou cantores individuais com Jair Rodrigues e Sergio Reis derrubaram as hordas que mantinham o país agarrados ao samba, boleros, tangos, e musicas eruditas como únicas que deveriam integrar a cultura do povo, mantendo o resto marginalizadas e só aparecendo nas rádios em programas da madrugada para caminhoneiros e taxistas ou trabalhadores comuns que se levantavam cedo sem deixar que a classe culta do país ouvissem tais sacrilégios para os ouvidos.

A musica "ÊTA NÓIS" em 1984 gravada pelas autoras e com participação de Ney Mato Grosso explodiu e abriu caminho para à integração da nossa viola caipira, e definitivamente consagrar todas ás criações da nossa música maravilhosa criadas por gente simples, mas que encantam quem ouve.

Quem ouviu e prestou atenção na música "ÊTA NÓIS" deve ter notado os versos que dizem, (caímos no chão como dois inimigos, se batendo, estropiando, destruindo o construído, no fundo do taxo um gosto de fel, mas um dia as abêias se vortam todinhas e no milagre da lida ai ai o amor vira mel. Uma maneira bem caipira, mas muito sutil para descrever a cena da perca de uma virgindade, o problema da concepção, pelo que ela acarreta e a vitória quando tudo se ajeita e o amor reaparece para frutificar sem medo e viver a vida que só é bela de verdade quando há amor.

Então é por isto que eu regravei esta música e coloquei no youtube no meu jeitão caipira, "depois que nossa querida poetisa Sonia de Fátima Machado e Silva, concursada em faculdade para criar vídeos profissionais me brindou com o seu trabalho mostrando sua arte", mas com gosto pelo que fiz e sempre vou dizer, viva Luhci e Lucina e a Sonia de Fátima.

"ÊTA NÓIS"

https://youtu.be/bp53WmOV2sg?list=PLN1WxPSEwrNTs7Qlj-hmuqMN7phOJlNKK