QUE PAÍS É ESSE?
FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR
Os mesmos problemas sociais de quarenta anos passados continuam sendo denunciados, por exemplo, pela banda Capital Inicial, dentre outras bandas e manifestações culturais.
Na época da votação da Emenda Constitucional Dantes de Oliveira, que exigia a volta a democracia, a referida banda de rock, lá estava tocando na frente na Praça dos Três Poderes, músicas denunciando os problemas relacionados a educação, a democracia, ao desemprego, a falta de moradia, a reforma agrária, a segurança pública, etc. Ela é um dos símbolos da resistência pela redemocratização nacional pela via musical.
O grupo musical "Capital Inicial", nasceu e cresceu em Brasília, capital do Brasil. Atualmente ainda faz parte do cenário e do imaginário musical e social nacional.
Isso é fato, música é vida, sentimento cidadão.
Agora os problemas ainda são os mesmos e com acréscimos, porque a Carta Magna de 1988 já está transformada em uma colcha de "retalhos" para atender os "sonhos" de uns, para que não "seja" mais a realidade de todos em termos de cidadania.
Infelizmente até a desqualificação do sistema eleitoral, sic, está em curso sem justificativa de violação do voto via urna eletrônica.
Por outro lado, o Brasil já completa dez anos do sistema de "cotas" para ingressar na universidade datada de 2012, o que significa ser um avanço em tese em prol das minorias pobres, oriundas da escola pública fora do contexto da educação básica de qualidade.
A desigualdade social brasileira é a cara de uma sociedade preconceituosa que leva em conta uma história negativa que ainda "ilustra" o desafio dos cotistas e não cotistas. E a correção histórica que envolve índios, pretos, pardos etc, ainda é projeto de futuro que envolve favelados e elite. A escravidão negra ainda está em via de erradicação na sociedade nacional, apesar de que todos são iguais perante a lei: brancos, negros, índios e pobres, más, que país é esse?