EU ME LIBERTEI! EU ACORDEI! EU VIVO ACORDADO!

O comportamento da maioria dos seres humanos é decidido por tudo que eles acumularam inconscientemente de seus pais, parentes, professores, religião, amigos, sociedade. A maioria vive automaticamente, acreditando (ilusoriamente) ser livre. Poucas pessoas no mundo conseguem ter uma mente e uma conduta totalmente diferentes de sua família e de sua cultura. O Buda Sidarta Gautama conseguiu. Osho conseguiu. Krishnamurti conseguiu. Eu, Domingos Ivan Barbosa, consegui aos 43 anos de idade, em agosto de 2022.

Sou eu que decido quais são as influências que servem para mim, quais influências são boas e saudáveis, quais influências eu aceito: são as influências que me ajudam a ser feliz e sereno aqui e agora; as influências cujos ensinamentos, após testados, mostraram-se e mostram-se verdadeiros. Eu não aceito nada mais em mim somente por tradição, porque é costume, porque foi dito por alguém mais velho, nem por pai ou mãe. Eu sou um ser consciente. É a minha consciência que decide o que é bom e certo para mim. É a minha consciência que determina o meu jeito de ser.

Não estou criticando ninguém, apenas arranquei da minha mente e da minha conduta tudo o que não era meu nem eu. Sou o ser humano que mereço ser. Com a ajuda dos maiores sábios da humanidade, eu me libertei!

Se alguém quiser saber se é verdade o que digo, converse com qualquer pessoa, faça perguntas sobre qualquer assunto a essa pessoa. Depois, converse comigo e me faça as mesmas perguntas. Você verá que a minha cabeça é totalmente diferente. Veja como é que eu vivo, e você terá certeza do que digo. Novamente: não estou criticando ninguém, nem sou mais importante do que ninguém, nem menos importante.

A vida foi e continua sendo generosa comigo: eu tive e tenho as melhores oportunidades que um ser humano pode ter. Eu vejo todas as dificuldades da minha vida no passado apenas como desafios e oportunidades para que eu seja quem sou.

Eu decido ser feliz e o sou aqui e agora. Eu conheço a minha mente, o meu coração, a minha alma, o meu espírito, o meu âmago, os meus atos, as minhas palavras, a minha conduta. Sou o senhor de mim mesmo. Nunca mais serei manipulado por ninguém. Como ser humano, poderei adoecer e morrer a qualquer momento (ainda que eu deseje viver muitos anos e saudável), mas a minha serenidade só depende de mim. Sou profundamente grato a mais de dez sábios que me ajudaram e me ajudam a ser quem sou. O que afirmo é uma ilusão, mentira, autoengano ou hipocrisia para muitos, mas é um dever e um prazer para mim, pois eu seria um tolo irremediável se, após tudo que já li e vivi, eu não conseguisse manter a minha serenidade. Mas não faço nada disso para agradar a ninguém, pois, como disse o sábio Epicteto: "Se alguma vez te voltares para as coisas exteriores por desejares agradar a alguém, sabe que perdeste o rumo" (O Manual de Epicteto, 23).

Tudo se encontra aqui e agora. Basta que eu esteja aqui e agora.

Pastos Bons/MA, 21 de agosto de 2022.

Domingos Ivan Barbosa

Domingos Ivan Barbosa
Enviado por Domingos Ivan Barbosa em 21/08/2022
Código do texto: T7587360
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.