AS PESQUISAS
Francisco de Paula Melo Aguiar
Ninguém sabe o que se passa na mente de ninguém e não é diferente na mente de cada eleitor(a).
Se os candidatos são "malas", o(a) eleitor(a) traíra não se deixa engolir a "isca" porque esconde no seu interior o anzol para prendê-lo.
E esse comportamento é ideológico para quaisquer ideologias, puder conquistar pelo voto o poder político.
A economia brasileira versus PIB - Produto Interno Bruto e reforma tributária. Tem candidato prometendo unificar impostos com quase alíquota "zero". E inclusive prometendo isentar do pagamento do INSS para quem ganha até três salários mínimos. A promessa é grande demais e não poderá ser cumprida porque o INSS é um consórcio nacional, e sem contribuição ele irá a falência.
E quando se trata de pesquisa eleitoral, o "lixo" que preenche o tempo da campanha e fomenta a discussão de candidatos versus correligionários e adversários, aí o bicho pega, porque no dizer Lily Tomlin, "o problema com a corrida de ratos é que mesmo que vença, você continua sendo um rato". Então, isso depende do imaginário de cada eleitor transformado em juiz de fato na hora de escolher em quem votar.
Isso mesmo, o eleitor recebe todos os candidatos em sua casa, pede e ou recebe uma ajudinha e ou não, oferece água e café, porém, na hora de votar só Deus e ele. E depois de votar só Deus, porque, o eleitor já não lembra mais em quem votou. Tem eleitor que não perde uma eleição, isso mesmo, o candidato que for eleito, ele bota a "foto" na parede da frente da casa dele e ainda vai para passeata da vitória.
As pesquisas contém fundamentos científicos e mudam diante os momentos e fatos novos. Sem isso, não precisava fazer "n" pesquisas com as mesmas perguntas, sobre determinado assunto em andamento, como por exemplo, quando alguém toma conhecimento que a "vaca" foi para o brejo e ou está em um "beco" sem saída e ou caiu num buraco profundo e assim a única saída é parar de "cavar" o buraco para não aumentar o problema, porque a "m" quanto mais mexida, mais fede. E isso é o que faz o mundo na campanha política entre elogios e acusações mútuas.