Das Minhas Lembranças 33

Acredito que nenhum integrante da ACBI tinha ideia das consequências da mobilização pelas mudanças de itinerário das linhas 1117-A/B e 1112A, de propriedade da empresa Transamazonas. A nossa proposta de luta era de transferir o final das linhas para outro local, que beneficiasse o maior número de usuários, com os ônibus circulando por mais ruas do bairro.

Na primeira audiência no DER-MG, órgão que gerenciava o transporte de passageiros da região metropolitana de Belo Horizonte, percebi que não seria fácil, como imaginava. Também nos reunimos com os representantes da concessionária, para sondarmos se haveria resistência. Falaram de custos, aumento da quilometragem, mas que cumpririam a determinação do órgão gerenciador. Aproveitamos o momento, para reivindicar um ônibus "especial", que conduzisse parentes e amigos de moradores do bairro a enterros. Fomos prontamente atendidos, mediante um pedido por carta, com o carimbo da associação, assinada pelo presidente. Quando Seu Antenor (quem, do bairro, não se lembra desse evento trágico?), assassinou a família, pedimos e fomos e atendidos com dois ônibus.

Voltando à mudança de itinerário, não podíamos levar a luta, sem antes consultar a população. Imprimimos um boletim específico e distribuímos no final das linhas, em horário de pico, convocando os usuários, para uma assembleia geral em nossa sede. Foi um momento de muita participação, que provocou um impasse: mobilizados por uma senhora, cujo nome me foge, ela não concordava com a mudança. Por outro lado, os favoráveis às mudanças, também se manifestaram. Foi então que propus a cada grupo, fazer um abaixo-assinado, quem trouxesse o maior número de assinaturas, seria vencedor. Era uma forma de ganhar tempo e manter a mobilização. Estabelecemos um tempo e marcamos nova assembleia.

E chegou o dia D. Os favoráveis a manutenção trouxeram o abaixo-assinado com cerca de mil e duzentas assinaturas. Os favoráveis às mudanças, com cerca de oitocentos nomes. Fizemos a contagem e a líder da manutenção comemorou o resultado. Não haveria mudança de itinerário. A sede estava fora tomada de alegria de um lado, de tristeza do outro, mas enfim, a vontade da maioria precisava ser acatada. Foi então que apresentei uma proposta alternativa. Disse que seria injusto com uma parcela significativa de moradores. Porque três linhas saindo do mesmo local? Sugeri, com a anuência dos demais companheiros da diretoria, que uma dessas linhas fosse transferida para o outro ponto. Todos concordamos e o ambiente foi de confraternização.

Na semana seguinte, acompanhado pelo representante do DER, percorremos e assinalamos os pontos do novo itinerário da linha 1117-B.