A PEQUENA MARITZA

A PEQUENA MARITZA

Autor: HERIBALDO DE ASSIS *

Maritza era, provavelmente, a menor aluna do Colégio – menor em tamanho e menor em idade (era uma criança entre crianças) : tal fato demonstra a sua precocidade pois ela era a minha colega na 5º série em 1976 ou 1977 - eu que achava-me precoce pois aprendi a ler e escrever com 4 anos de idade e já estava na 5º série com apenas 10 ou 11 anos de idade (Maritza era mais jovem ainda).E naquela época, devido a sua inteligência, eu pressentia (sensitivo que sou) que a pequena Maritza poderia ter um futuro brilhante.45 anos depois meu pressentimento confirmou-se: a pequena Maritza ingressou na carreira de Direito e tornou-se Delegada. Provavelmente Maritza não se sentia ajustada pelo fato de ser a menor aluna do Colégio, provavelmente Maritza sentia-se incomodada por chamar a atenção devido a sua pequena estatura quando todas as crianças ao redor eram mais altas – mas o que realmente importava era que Maritza era inteligente. E o que realmente importa são as virtudes que estão dentro de um ser humano: estatura, peso, cor, aparência, classe social, orientação sexual são apenas meros acessórios – o que realmente importa é o caráter, o talento, a inteligência, a bondade, o Amor no coração!E o que chamava-me a atenção em Maritza era a sua precoce inteligência e não o seu pequeno tamanho que despertava em mim um sentimento de protegê-la. A História de Maritza revela-nos que uma mulher pode se tornar forte apesar de uma aparente fragilidade, que uma mulher pode comandar homens através do cargo que ocupa e o que importa não é a estatura e sim o talento, a inteligência.45 anos depois a pequena Martiza e a Maritza Delegada não parecem ser a mesma pessoa e, diante de uma foto dela em uma rede social eu pergunto-me: será que é ela mesmo? Esforço-me até para lembrar-me do rosto da pequena Maritza mas o que me vem a mente é apenas os óculos da pequena Maritza e suas sardas no rosto infantil mas é muito bom ver que mulheres que um dia foram frágeis podem se tornar fortes, é muito bom ver que as mulheres podem ter um papel de destaque na sociedade e contribuírem para melhorar o mundo. Minha pequena colega Maritza não existe mais: provavelmente ela se esconde nessa mulher adulta que ela se tornou e se eu pudesse voltar no tempo diria para aquela pequena Maritza: - Um dia Maritza você vai se tornar uma grande mulher...

* Escritor, filósofo, poeta, compositor, redator-publicitário, roteirista, Licenciado em Letras e autor do livro Redações Artísticas – a arte de escrever .E-mail: herisbahia@hotmail.com