O ESTRANHO!

Desde criança, a sua tendência é falar pouco, apenas o necessário. Isso fez com que ele sempre seja rotulado como antissocial e estranho.

Adulto, ele chega ao trabalho, apenas cumprimenta os colegas e vai dar suas aulas. Além disso, quando fala, fala pouco. Ao terminar, volta para casa. Em casa, fala pouco.

O sábio Lao-Tsé diz: "Falar pouco é o natural. Um furacão não dura toda a manhã. Uma tempestade não dura o dia inteiro" (Tao Te Ching, 23).

O sábio Epicteto pede: "Estabelece, a partir de agora, um padrão e um caráter para ti mesmo, que deves manter quando estiveres sozinho e quando estiveres na companhia de outras pessoas. Na maior parte do tempo, mantém o silêncio ou fala apenas o que é necessário e com poucas palavras. Fala raramente, quando a ocasião o pedir. Mas não sobre nenhuma das coisas de pouca importância:..." (O Manual de Epicteto, XXXIII).

O santo Mirdad diz: "Evitai o demasiado falar. Em cada mil palavras que pronunciais, pode ser que haja uma, somente uma, que, em verdade, necessita ser pronunciada. As restantes só nublam a mente, entopem o ouvido, irritam a língua e também cegam o coração" (O Livro de Mirdad, de Mikhail Naimy, capítulo XII).

O estranho chama-se Domingos Ivan Barbosa. Ele sou eu. Eu sou ele. A vida tem sido e continua sendo generosa comigo. Uma das provas dessa generosidade existencial é a sorte de ter encontrado os maiores sábios da Humanidade, os supracitados e outros, para me ajudarem a ter a coragem de ser eu mesmo, "em um mundo" que, como diz o filósofo, professor universitário, místico e sábio Osho, "conspira contra a" minha "individualidade".

Durante muitos anos, a minha única defesa era reagir com grosseria, e de tal forma que, a qualquer movimento contrário ou tolice, eu já estava assustado e reagia. Mas os sábios me ajudaram a me voltar para mim mesmo e não me importar com nenhum rótulo. Os sábios explicam tudo e me ajudam a entender e compreender cada provocação, até as provocações mais sutis. Os sábios me prepararam para ser indiferente às provocações e tolices humanas. Eu tive e tenho os melhores professores do planeta Terra.

A vida é bela! O caminho da sabedoria tem bênçãos e milagres todos os dias. Uma das minhas maiores conquistas é a competência para nunca mais deixar que alguém me irrite. Nunca mais darei a quem quer que seja o poder ou o prazer de me deixar irritado. Lao-Tsé explica. O Buda explica. Epicteto explica. O Taoismo explica. O budismo explica. O estoicismo explica. Os verdadeiramente sábios explicam. Mas eu digo um pouco: somente o ego fica irritado, e, quando não há ego, não há irritação. Ficar irritado é tolice e perda de tempo.

Para refletir: se ninguém consegue me ver, como alguém consegue me ferir, ou me magoar, ou me irritar, ou me provocar? É impossível! Ninguém consegue me atingir.

Durante muito tempo, eu ficava assustado, irritado ou incomodado diante das provocações e tolices humanas. No entanto, eu fico e ficarei profundamente grato diante das provocações e tolices humanas. Por quê? Porque terei a oportunidade de praticar o que os sábios me ensinaram e me ensinam.

É muito bom e fácil para mim viver em paz! É muito bom e fácil para mim morar na serenidade! É muito bom conhecer e praticar a arte de ser plenamente feliz aqui e agora!

Sou e serei muito mais estranho do que já o fui, pois eu me encontro acordado.

Pastos Bons/MA, 18 de agosto de 2022.

Domingos Ivan Barbosa

Domingos Ivan Barbosa
Enviado por Domingos Ivan Barbosa em 18/08/2022
Código do texto: T7584877
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.