Livro de papel ou livro digital?

Numa época dominada pela tecnologia, cada vez mais os livros digitais estão invadindo o mercado. Fáceis de manusear e lidos em vários dispositivos como “kindle” ou até mesmo pelos celulares através de aplicativos. Além de serem fáceis no manuseio tem em consideração os seus valores. O preço que se paga pelo livro digital é bem mais em conta do que se paga pelo livro físico.

Então?! Qual é a sua?

Livro digital: Não se acumula em nenhum espaço físico porque ele não também não é físico. Existente somente dentro dos aparelhos o qual foi escolhido para sua leitura. Não tem textura, não tem cheiro, não amassa, muitos não são coloridos quando abertos nos dispositivos; (ex: nos kindles).

Livro físico: “Os primeiros livros foram criados pelo povo sumério, quando este começou a escrever em tabletes de argila, por volta do ano 3.200 a.C. na Mesopotâmia, atual Iraque.”

Aos amantes da boa leitura, o livro físico ainda resiste bravamente ao mundo tecnológico. Mesmo sabendo que ele sempre vai ocupar um espaço depois de lido, o mesmo continua proporcionando a mesma sensação de antigamente que o livro digital não tem. Sim, ele tem textura, tem cheiro; alias o cheiro é fundamental para quem sofre de bibliosmia.

“Bibliosmia é a palavra que define a ação de cheirar livros.”

Quem nunca abriu um livro novo e deu uma cheirada nele ou até mesmo em livros mais antigos? Além de amassar, pode ser riscado, o qual eu particularmente detesto quem faz isso com um livro. Os que oferecem imagens tem a opção de serem coloridas ou não, inclusive a capa quando a mesma vem em cores. Letras grandes ou pequenas, diversos tipos de papeis usados na impressão e também em vários tamanhos.

Diante de toda essa tecnologia disponível ao mundo da leitura, o livro digital ainda vai continuar sendo a segunda opção para muitos. Os sentimentos e as sensações que o livro de papel proporciona ainda não foram colocadas iguais ao mundo tecnológico.

David Costa 18/08/22

DAVID COSTA
Enviado por DAVID COSTA em 18/08/2022
Código do texto: T7584770
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.