Nossa jovem Democracia

Nas próximas eleições brasileiras, boa parte dos eleitores vai escolher seus representantes, com base na persona do candidato, ou seja, vai fazer valer a tese do cordialismo de Sérgio Buarque de Holanda, mas apenas no que tange aos bons sentimentos.

Aliás, essa prática não é nenhuma novidade, pois tem sido assim faz um bom tempo.

Uma parte considerável do eleitorado brasileiro vota com o coração.

Vota no candidato que lhe transmite simpatia, confiança, e, se este candidato tiver uma história cativante, pode amealhar os votos de uma família inteira e suas gerações.

Sem levar em conta que o candidato é apenas a pontinha do iceberg, os eleitores desconsideram tudo o que está implícito e explicito em uma eleição, pois o que importa é ver o escolhido ser vitorioso, subindo a rampa do Palácio do Planalto juntamente com os sonhos, que foram depositados nele.

Porém, (e sempre tem um porém), votar com o coração impede a avaliação de certos fatos, que fazem toda a diferença na hora de votar conscientemente.

Primeiramente, o candidato não é um ser sozinho, ele pertence a um partido político, que tem sua história, uma base ideológica, um corpo hierárquico, uma base de sustentação em segmentos da sociedade, os financiadores, projetos e propostas.

Então, quando ele (o candidato) subir a rampa do Palácio do Planalto, vão subir com ele todos os segmentos que o apoiaram, bem como os que foram eleitos na sigla correspondente.

Movidos pelo voto sentimental muitos eleitores fazem uma miscelânea de apostas, desconsiderando siglas partidárias e mandando às favas a questão da sustentabilidade política e eletiva do candidato e seus pares.

Aliás, poucos são os que investem em ler as propostas de governo.

E muito poucos sabem diferenciar o que são as propostas de Governo e as propostas de Estado.

Assim, no dia da eleição tudo é festa.

Dias depois da posse a vida continua.

Alguns meses depois muitos já nem se lembram em quem votaram.

Embora sejam muitos os maus presságios, nossa jovem Democracia vai seguir se aperfeiçoando com os erros e acertos.

A cidadania plena é uma meta a ser alcançada e a boa notícia é que já se vislumbra o crescimento do grupo de eleitores, que deixa o coração em casa e vai votar acompanhado da própria consciência.

A conferir...

Ondina Martins
Enviado por Ondina Martins em 17/08/2022
Código do texto: T7584529
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.