Antes Tarde Do Que Nunca

Eric do Vale

O índice de denúncias de assédio sexual contra as mulheres vem se tornando crescente, nos últimos tempos. Agora, a polêmica gira em torno de um juiz do trabalho.

Isso, obviamente, não é nenhum caso isolado, pois esse tipo de constrangimento que as mulheres sofrem ocorrem em condições similares: uma cantada barata, chantagens até chegar a vias de fato que, por sua vez, configura crime de estupro, em.razão do não consentimento da vítima. Como pode ser observado no artigo 213, do Código Penal.

É claro que isso sempre aconteceu até, com o decorrer do tempo, essa situação terminou se revertendo, graças a Deus! Contudo, isso chegou ao ponto de, na maioria das vezes, nós, homens, ficarmos cheios de dedos, no momento em que pensarmos em fazer elogio a alguma mulher ou algo semelhante.

Isso pode ser justificado como conseqüência dos tempos remotos no qual o sexo oposto não possuía nenhum direito respeitado junto a sociedade. Por isso, chegou- se a esse ponto.

Não posso também deixar de dizer que nós, homens, somos responsáveis para que as coisas ficassem do jeito que estão.

Sem querer me valer da situação, já me valendo, confesso que, na condição de homem, é bastante vergonhoso esse tipo de comportamento adotado pela boa parte do sexo masculino. E mais constrangedor é saber que ainda existam homens que conservam esse tipo de conduta como forma de camuflarem as suas fraquezas, como muitos psicólogos já afirmaram em seus estudos.

Por mais que o nosso sistema judiciário apresente uma grande morosidade, não se pode negar que, nos últimos tempos, ela vem demonstrando certos avanços. Quem sabe, assim, nós também não possamos evoluir.