Coragem

POSSO estar enganado. Não será novidade. Escrevo assim de repente sem cuidados e nem reflexão. Por isso sou o campeão das gafes e conceitos estapafurdios. Não me importo, sou assim, não me envergonho dos meus chutõed e pisadas na bola.

Vejam bem, acho coragem algo abstrato. Uma reação de momento. Alguém pode demonstrar coragem num determinado momento e fraqueza em outro. Não há, segundo eu, um ser corajoso o tempo todo. Isso é ficção.

Talvez essa minha opinião seja resultado do fato de ser alguém meio medroso. Tenho medo de fato, barata, altura, alma penada e, sobretudo, de mulher pequena (das altas o medo é menor). Acho que só não tenho medo de outro homem, se bem que sempre levei a pior nos meus entreveros devido a asma crônica. Sim sou do time dos medrosos.

Quando era moço costumava junto com amigos ouvir as histórias contadas por um velho sapateiro que fizera parte do cangaço. Quando alguém perguntava a ele se havia muita gente com coragem no cangaço, ele dava uma paradinha no trabalho e dizia sério: - Meninos, não existe coragem, tanto os cangaceiros como os soldados tinham medo. Quando se perguntava sobre a viragem de matar, ele sem olhar pra gente continuando a bater na sola, dizia: - Quando se matava era pra não morrer, depois virava costume.

Coragem é algo abstrato. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 16/08/2022
Código do texto: T7583415
Classificação de conteúdo: seguro