PESSOAS DE BEM
O cotidiano é marcado continuamente por atos de violencia. disso não há duvidas já que os " efeitos colaterais" das operações policiais,( geralmente atingindo pessoas pobres e pretas da mesma comunidade alvo da operação ) estão na linha de frente dessa violencia. Mas, em pouco mais de um mês , os holofotes deixam as comunidades perifericas de Rio e Sp e alcançam tres casos de pessoas que foram mortas a tiros ,ao que parece, pela simples vontade de exibir a arma e matar.
E pasmemos! Há quem defenda ,ferrenhamente, o Porte de Arma( sim, a liberação para o cidadão andar armado) para defesa pessoal.Imagina! Nos tres casos citados os atingidos pelos tiros não eram assaltantes mas pessoas de bem se divetindo,comemorando e ,inadvertidamente, cometendo uma infração simples de transito( bateu o veiculo de uma outra pessoa).
Os assassinos? Dois agentes de segurança e um empresário. 'Pessoas de bem" conforme o senso comum.
Então, Pessoas de Bem tem o direito de ter porte de arma e sair por atirando segundo suas ideias sobre quem merece levar um tiro e consequentemnte,ser ferido, ficar inabilitado ou morrer?
O Porte de arma, afinal, não é para se defender da tal " bandidagen" que arromba suas casas ou está nas vias ou nas esquinas,nos sinais a espera de incautos!( Não que eu considere isso jusitificativa para termos porte de arma).
Alguem me disse que quer arma para matar miliantes politicos provocadores!
Alguém me disse que quer a arma para se defender de policiais violentos.
Será que os assaltantes comuns já estão percebendo isso e acreditando que não precisam temer o cidadão de bem com porte de arma porque este quer mesmo é matar desafetos.?
É uma cronica reflexiva, meus amigos do Recanto!Podem me comentar à vontade. Resolvi deixar hoje os versos quietos e me pus a pensar nesses casos lendo as noticias de que os tres asssassinos,pelo menos, estao presos e um já foi denunciado pelo MP.
Há um ditado antigo( não que eu acredite nele) :" A Justiça tarda mais não falta!" Bora dar um crédito, né?
Minha solidariedade às familias das vitimas desses tres barbaros crimes e a todas as familias de todas as vitimas da violencia, tanto praticada pelo " Cidadão de Bem",como por policiais e pelos assaltantes , latrocidas, das casas, das vias, das esquinas, dos sinais.
Em tempo: Sou ou contra Posse/Porte de arma.