CRÔNICAS DA VIDA

Estava na casa da minha tia, juntamente com minha mãe e meu filho Isaac, em um momento de descontração e sorrisos na entrada da casa que dá acesso a rua, era fim de tarde, quando um senhor se aproximou e falou:

— Como é bom esse momento! Aproveitar esses momentos.

Então ele parou e comentou que trabalhou por 20 anos como caminhoneiro, e que não pode aproveitar as fases dos seus filhos, e que hoje se arrepende de não ter acompanhado a criação deles.

Diante da fala deste senhor, minha tia falou:

— Foi uma escolha que você fez, as escolhas da vida.

Então ele respondeu:

— Não foi escolha, e sim necessidade.

Depois deste momento, aquele senhor seguiu sua caminhada. Mais tarde fiquei pensando sobre aquele momento, das escolhas que fazemos em nossas vidas, e também das escolhas que não podemos escolher, apenas aceitar, como ele mesmo havia falo: "uma necessidade". As necessidades da vida, as necessidades para sobreviver e mesmo sem poder acompanhar a criação dos seus filhos, não deixou que faltasse o alimento, as vestimentas, a moradia.

Qual a lição que aprendi com esse momento?

Primeiro que eu tenho que ter os meus momentos em família, dá o melhor de mim para meu filho, acompanhando-o em cada fase: levá-lo a escola, ir nas reuniões dos pais, no parque, na sorveteria, sorrir, brincar, pular, cantar...

Segundo são as minhas escolhas, que eu saiba ter discernimento e maturidade o suficiente para tomar decisões e escolher meus caminhos, para que no meio do percurso eu não me perca, e não consiga mais voltar.