O 5G É VELOZ MAIS NÃO TRÁS O CHEIRO DO PERFUME DELA

O 5G é Veloz Mais Não Trás o Cheiro do Perfume Dela

(Vento Lusitano)

A tecnologia da Rede 5G que está chegando ao Brasil tem velocidade para baixar informações até 100 vezes mais rápida que o 4G. A latência, tempo que um pacote de dados demora a ser transferido de um ponto a outro, era de 60-98 milissegundos no 4G e no 5G ela será reduzida para menos de 1 milissegundo. Que trata-se de um grande salto evolutivo em relação à rede que é empregada atualmente, chamada 4G. Ela é sem dúvida veloz, eficaz e moderna.

Confesso, no entanto, que apesar de todas as vantagens divulgadas da tecnologia 5G, ela jamais terá o encanto daquela de outrora a qual eu a denomino de “5D” - aquela redigida a caneta pelos cinco dedos - aquela do tempo das cartas e bilhetes. Aquela que quando avistávamos o carteiro chegando em nossa casa nosso coração já acelerava de emoção, acelerava ainda mais quando ele dizia: “E para você a correspondência”. Aquela que me fazia escolher um lugar tranquilo para ler e reler por muitas vezes, aquela que quando abria o envelope exalava o cheiro do perfume, o perfume dela. Era como se ela estivesse ao meu lado, era a mais pura emoção. Eu sei que o grande poeta Fernando Pessoa disse: “Todas as Cartas de Amor são Rediculas. E não seriam Cartas de Amor se não fossem Rediculas.” Mas independente disso, como era bom recebê-las e escrevê-las, como era bom ser “rediculo”. A verdade é que as cartas também serviam para receber e enviar noticias de nossas casas, de nossas vidas, de nossos familiares. Era através delas que recebíamos os aconselhamentos de nossos pais e suas bênçãos protetoras.

Que me perdoe o progresso tecnológico que não o ignoro e dele inclusive me utilizo, todavia não posso pensar em saudade, pois quando penso, em termos de emoções, sentimentos, não troco o meu outrora “5D” pelo moderno 5G. Continuo preferindo o perfume das cartas, das emoções que vivi, do que a fria e congelante velocidade.

Vento Lusitano
Enviado por Vento Lusitano em 12/08/2022
Código do texto: T7580705
Classificação de conteúdo: seguro