O Capoeira

Eu sempre tive uma imaginação muito fértil. Na infância/adolescência, ela me ajudava a "conquistar" tudo o que eu queria mas não tinha na vida real:

Eu liderava bandas de rock, surfava no Havaí, tinha belíssimas namoradas (inclusive estrelas do cinema e da música), ia à festas memoráveis em lugares espetaculares etc…

Eu me interessava pelo Karatê e Kung Fu que eu via nos filmes, não pela capoeira. Por esse motivo eu não sei a razão que me fez começar a falar aos outros que eu era capoeirista…

Não eram raras as vezes que eu passava a acreditar nas histórias que eu inventava, e no caso da capoeira, ocorreu um episódio que serviu ainda mais para fortalecer a ilusão de que eu era um exímio lutador:

Fui à casa da minha tia em Realengo, tinha outros moleques brincando de jogar capoeira na rua, eles me chamaram para brincar também, mas eu disse que poderia machucá-los pois era capoeirista de fato…

Mas ante à descrença deles eu decidi entrar na roda para exibir minhas habilidades: Ginga pra lá, ginga pra cá… No exato instante que eu dei um "rabo de arraia" por baixo, o meu oponente deu uma "meia lua" por cima…

Eu não vi a cena (deve ter sido linda), só vi o meu oponente caído no chão, e em seguida a cara de espanto dos que observavam o combate. Alguém comentou: "Caraca, ele é capoeirista mesmo!"...

Pronto, foi a deixa para eu fantasiar ainda mais, todos curiosos queriam saber onde eu tinha aprendido a arte da capoeira: Aprendi com o Mestre Sola Branca (Mais um personagem fruto da minha fértil imaginação)! Respondi…

Certo dia fui à casa do meu tio em Vila Kennedy. Eu, meu irmão e meu primo brincávamos na rua. Um moleque veio tirar onda comigo, eu o adverti: Cara, eu sou capoeirista! Ele não deu a mínima, e levantou a guarda para a briga…

Tomei distância e apliquei uma "meia lua" na direção da fuça do folgado, mas errei. O chute rodado do discípulo do Mestre Sola Branca foi tão forte que levou junto a outra perna, e eu caí sozinho…

Mais que depressa o moleque (que era gordinho) veio pra cima de mim e começou a me enforcar. Quando eu já estava desfalecendo o meu primo tirou o peso pesado de cima de mim...

Eu levantei rapidamente, e de maneira covarde chutei a cara do gordinho enquanto ele ainda estava no chão. Para minha surpresa e pavor, o chute não surtiu efeito, ele se levantou furioso e veio atrás de mim…

Só me lembro de correr desesperadamente sem sentido pelas ruas da Vila Kennedy. Depois desse dia eu acho que caí na real de que nunca tinha tido uma aula sequer de capoeira…

Será que estou inventando que inventei?