Cosmos
Trecho extraído da obra "Os Manuscritos de Wankan - Livro I: Leydam" cuja aquisição pode ser feita pelo link https://linktr.ee/marcelobaia
Fico aqui pensando… Viemos a esse mundo apenas para nos incomodar, para trabalhar mecanicamente a fim de conseguir o suficiente para sobreviver, até o dia em que perdemos nossas forças e nos entregamos, resilientes, aos braços da morte? Ou será que estamos aqui para aprender algo de importante?
Se esse mundo é uma escola e todos estamos aqui para aprender, como deveria se dar o ensino, e como deveriam ser os professores? Seria injusto um sistema que não estivesse acessível a todos. De cara podemos pensar que não poderia ser ensinado por humanos, afinal, se todos viemos aprender, como poderíamos ensinar? A linguagem deveria ser universal, para que todos tivessem igual acesso. E o que dizer do local? Ora, deveria estar disponível em qualquer local do mundo.
Esse ensino misterioso deveria estar disponível em qualquer lugar do planeta, e deveria ser ensinado pela própria natureza, pelo próprio universo, uma linguagem que todos podem entender, até as crianças, pois é intuitiva. Exatamente da mesma forma que as plantas e animais aprendem, da mesma forma que o caracol aprende a usar matemática para fazer sua concha.
Nesse caso não deveríamos estar preocupados com os outros seres humanos, o que pensam, o que falam, como se comportam, não deveríamos estar a eles apegados, buscando sermos amados, sermos entendidos, sermos aprovados. Na sala de aula a maior parte do tempo é gasta pelos alunos em pensamentos que nenhuma relação tem com as matérias ali ensinadas.
Eles estão chateados com o colega que os empurrou na hora do recreio, ou com aquela menina ou aquele garoto que não lhes dá atenção. Refletem sobre a aparência da professora e dos colegas, nas roupas, na mochila.
Assim nós, invés de estarmos atentos a tudo que interessa, estamos desatentos, olhando para o que pouco ou nada importa, o comportamento do outro ser humano e o que pensamos sobre isso. Muita racionalização e nenhum aprendizado.
Imagine o sistema solar como um todo. Os planetas e o Sol estão se movimentando em uma órbita determinada. Cada planeta em sua órbita com o Sol. Na verdade os planetas não estão orbitando em torno do Sol, pois o Sol não está completamente parado como se pensa. Sim, é espantoso, mas é verdade, algo que só descobri recentemente.
Leydam se lembra do velho cigano: olhe para dentro! Na verdade cada planeta do sistema solar tem uma órbita própria com o Sol, e ambos, o planeta e o Sol, se deslocam, considerando-se o centro de gravidade entre eles. Como o Sol é muito maior que os planetas, o centro de gravidade está muito próximo do centro do Sol, e por isso temos a impressão que apenas os planetas se movem.
O Sol se desloca muito pouco, ele praticamente se balança, baila no salão, ele se sacode e rodopia os planetas em volta dele, como um cavalheiro dançando com várias donzelas ao mesmo tempo. Ele faz pequenos movimentos para frente e para trás, tomando o impulso necessário para lançar as damas em um grande círculo, contornando todo o salão, movimentos imperceptíveis. E é um baile glamoroso!
Quando você pega um planeta, como a Terra, por exemplo, e se aproxima, há todo um universo aqui, plantas, animais, clima, marés, vulcões, furações, microrganismos, correntes marinhas, correntes de ar. É um sistema próprio dentro do sistema, o sistema da Terra dentro do sistema solar.
E se você aproximar o zoom em você mesmo verá que dentro de você vivem muitos microrganismos, bactérias e outros micróbios. Eles são mais numerosos que nossas próprias moléculas, e pesam cerca de 2 kg no total para cada pessoa, representando 57% do nosso organismo. Somos mais micróbios que humanos.
Já pensou nisso? Você tem 43% de células humanas e 57% de micróbios. Então imagine que sua pele seja um pântano oleoso com folículos capilares por árvores, e existem bactérias, protozoários, vírus, fungos e ácaros vivendo por lá, como se fossem jacarés, sucuris e onças-pintadas.
Você possui dragões microscópicos na sua pele, mas não sei se eles voam ou cospem fogo, porque não achei o registro deles ainda. Talvez você possa me ajudar a procurar.
Esses micróbios trabalham em conjunto com seu sistema imunológico, e inclusive, muitas vezes o ensina a diferenciar as células do seu próprio corpo dos micróbios invasores nocivos. Imagine que potente nível de interação e interdependência você tem com esses micróbios.
Dependendo de como tratar sua pele vai destruir esse bioma. É como uma ogiva nuclear em uma cidade, matando tudo que é vivo e deixando caos e destruição.
Para esses microrganismos, seu corpo é o planeta Terra, e nós somos os micróbios do planeta Terra, e a Terra é o micróbio do universo. Você já imaginou que talvez, apenas talvez, o planeta Terra seja apenas uma célula do organismo de um grande indivíduo e nós, humanos, sejamos apenas uma bactéria vivendo dentro de uma das células dele?
Será que existem bactérias ainda menores pegando carona no corpo dessas bactérias microscópicas que pegam carona no nosso corpo, enquanto estamos aqui pegando uma caroninha na Terra, que também está de carona no universo?