Heróis de Marapanim

Heróis de Marapanim

.

Manhã ensolarada de sábado, 15 de dezembro de 1945.

Marapanim estava em dia de alegria. Não era sem razão. No Paço Municipal o prefeito da cidade, sr. SIMÃO GIBSON NAIFF, juntamente com outras autoridades do município, estavam recebendo os pracinhas ARMANDO CORDOVIL e HEITOR BARATA integrantes da Força Expedicionária Brasileira (FEB). Eles tinham chegado do Rio de Janeiro onde já tinham sido homenageados, juntamente com os demais brasileiros que desembarcaram do navio norte-americano General Meigs, vindos da Itália, onde combateram pelos Aliados contra os alemães comandados por Hitler, nos campos de Monte Castelo e Montese, na Segunda Guerra Mundial.

Após a cerimônia dentro do suntuoso e belíssimo prédio que abrigava a Prefeitura Municipal, os heróis marapanienses foram apresentados ao povo que se aglomerava na frente do prédio, saudando-os com papel picado, exatamente como ocorrera na chegada ao Rio de Janeiro e a Belém.

Para traduzir a alegria das autoridades presentes e de todo o povo, foi escolhido pelo prefeito para fazer a saudação o sr. WALDOMIRO LAGOIA ALVES, comerciante bem situado no município e membro destacado da sociedade local. E fê-lo com entusiasmo, com a verve oratória que possuia, destacando toda a alegria o povo por receber ali, naquele rincão tão distante, os heróis e vencedores da 2a. guerra mundial. O entusiasmo e a alegria do orador e do povo que o ouvia era inconteste.

Essa alegria e essa emoção com que Waldomiro traduziu o regozijo do povo de Marapanim a esses dois combatentes, caboclos nascidos na terra fundada pelo Padre Vale custou-lhe a vida. Nesse mesmo dia o orador representante da alegria do povo sentiu-se mal, tanta a emoção que destinara àquele momento. O seu coração não resistiu, apesar dos seus 45 anos de idade. Na madrugada de 16 de dezembro veio a falecer, jovem ainda, mas satisfeito por ter cumprido com tanto entusiasmo o seu dever cívico de recepcionar os heróis marpanienses, missão que o prefeito lhe destinara.

(Relato feito a mim pela viúva do saudoso Waldomiro Lagoia Alves, também saudosa sra. Benedita da Gama Alves)

Haroldo Gama
Enviado por Haroldo Gama em 05/08/2022
Código do texto: T7575950
Classificação de conteúdo: seguro