Champ Étrange (O Local como Campo de Pesquisa*)

Eu permanecia em pé, em meio a uma clareira social (como eu defino um espaço vago entre várias pessoas em um evento) num Show de Rock na Praça dos Eventos**. Enquanto algumas – a maior parte delas, para ser mais exato – se regozijavam ao som do Led Zeppelin Cover (não me lembro do nome exato da banda), eu lia trechos de "El Antropólogo como Autor", de Clifford Geertz (em uma versão PDF que eu tinha acabado de baixar). O local me pareceu apropriado para me distrair um pouco com minhas leituras de Antropologia – era um Campo Estranho*** (ingl. Strange Field, fr. Champ Étrange)

 

NOTAS

 

* Note-se que a inversão do termo "Pesquisa de Campo" para "Campo de Pesquisa" é proposital e é autoexplicativa, não havendo necessidade de se explicar o seu porquê no presente título.

** Na noite de 17/07/2022, por volta das 21h.

*** Designação (minha) para um ambiente que, apesar de não ser o mais adequado ao trabalho de pesquisa, também pode servir como local para esse fim, desde que observada a presença de elementos que possibilitem a condução dos estudos nesse locus. Por exemplo: se eu preciso de fazer um trabalho de campo (pesquisa de campo) numa aldeia dali algum tempo e, por ora estou num local com alguns elementos propícios (efetiva participação social), posso me valer desse local como ensaio para a observação do comportamento humano coletivo, como virei a fazer, posteriormente, na aldeia.