"A ficção científica actualmente é um gênero literário secundário"

"A ficção científica actualmente é um gênero literário secundário, com pouca importância, talvez porque hoje em dia os avanços tecnológicos são tantos que já vivemos no futuro".

Ouvi esta semana um crítico literário dizer.

Permitam-me que discorde : na minha modesta opinião de leitor , e de também autor, em termos literários nunca foi um gênero popular, e hoje em dia, com o desinteresse global pela leitura ( de livros ou por algo com mais do que uma página -uma crónica na internet) a ficção científica parece relegada para os écrans, não para os livros, esquecendo-se( ou não sabendo de todo ) que alguns dos melhores filmes/séries foram inspirados em livros.

A essência da ficção científica é uma mistura de sonho , ousadia e ambição, por isso dizer que já vivemos no futuro é ter desistido de sonhar, é ser-se conformista, mas sobretudo é ser pouco ambicioso, é maravilhar-se com avanços tecnológicos medianos, é olhar para as estrelas como meras luzes no céu inalcançáveis, e não como caminhos...

Miguel Patrício Gomes
Enviado por Miguel Patrício Gomes em 24/07/2022
Código do texto: T7566743
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.