TRATADO METAPOÉTICO...

TRATADO METAPOÉTICO

Pretendo desnudar alguns critérios e conceitos para a concepção dos meus poemas e o faço fazendo uma autocrítica de mim mesmo nas minhas criações literárias, principalmente com as poesias! Pois bem! Em primeiro lugar dou a devida importância, e, os cuidados indispensáveis ao principal dos conceitos: “ a inspiração”!

Ela não avisa, quando chega... É sempre surpresa, quando aquela luzinha ascende no coração, primeiro como um sentimento, que leva a química ao cérebro, e este começa a processar a criação/concepção do texto poético ou mesmo dos contos, ou ainda das crônicas.

A partir daí começo a formatar (dar forma no texto, se este for um poema ou uma crônica ou ainda um conto).

Mas, tendo sempre à frente a inspiração, tento perceber com a clareza do meu entendimento, onde quero chegar. Tenho que apurar as técnicas da composição das estrofes, versos, rimas, e, uma certa riqueza vocabular, sem que, o entendimento do poema fuja da compreensão do leitor!

Muita atenção no início, meio e fim do texto. Temos que dar uma formatação exuberante e plena de harmonia e equilíbrio de formas, frases, rimas e quantidade equilibrada de estrofes. As variações enriquecem a poesia; Posso começá-la com estrofes em quatro versos, podendo na continuidade passar às estrofes com três e até dois versos...

Quanto às combinações das rimas, posso variar com rimas nos finais ou nos começos dos versos... Dou um exemplo:

“Na vida resolvemos os problemas

Nos dilemas de todos os dias...

Empatias com os esquemas”!

Uma rima no início da frase, e outra no final. (Problemas com dilemas. Dias com empatias, e, esquemas com dilemas).

Bem, técnicas à parte, muita atenção no conhecer o que se está tentando deixar explícito no texto poético... Isso tem que vir com a inspiração!

E, por falar na inspiração, percebam como ela se apresenta: Qualquer momento é oportuno. (Uma visão, um som, uma frase, uma leitura rápida dos fatos sociais, um relance na telinha do Zap, ou de um telejornal, mesmo num bate papo informal com alguém, um fugaz pensamento), a nossa percepção de poeta é como se fosse uma antena... Ela capta sem avisar, o código de uma mensagem, que, se processa no pensamento, vai ao coração, que avisa: “Isso leva à uma poesia”!

De posse da pena da caneta, ou dos dedos nas teclas do computer vai-se montando o poema, ou outro texto... Interessante é que mantemos sempre a atualização entre o tema da inspiração, e a atualidade, para levar ao conhecimento do leitor, que necessita ler a poesia, segundo, sua temporalidade no universo de tempo/espaço, bem como a facilidade do seu acesso cultural de compreensão!

Mas, para se chegar nesse nível é necessário diversas leituras para o enriquecimento vocabular, conhecimento dos fatos, preparo filosófico, espiritual, político, cívico, moral, e cultural, ou seja, uma acendrada performance de cultura geral!

Sito o meu exemplo, como jornalista, que faz a leitura dos fatos sociais, e políticos... Como teólogo dou uma dinâmica espiritual nas poesias, quando, o tema é sobre espiritualidade/religiosidade... E, social quando, ela se refere às camadas da sociedade (família, juventude, droga), etc... Além de temas militares uma vez que sou reformado do Exército Brasileiro onde estive por trinta anos.

Bem, este seria um resumo de um “tratado metapoético”, que foca seus refletores sobre mim mesmo, e que posso percebê-lo como mecanismos na elaboração dos meus textos.

Jose Alfredo

Jose Alfredo
Enviado por Jose Alfredo em 23/07/2022
Código do texto: T7566364
Classificação de conteúdo: seguro