OS TAIS RISQUINHOS

Não sou sujeito à paciência. Quero tudo pra ontem, de preferência embrulhado em papel de presente, por que sempre respondo, a não ser que seja um chato ou chata com um assunto mais chato ainda.

Mas nem sempre consigo esse retorno.

Há os que tiram o azulzinho dos dois risquinhos, mas respondem logo. Há os que não só ficam azuis amanhã apesar de aparecerem on line ontem. Me confesso ingênuo desses macetes, ainda que eu queira aprendê-los, para também não aparecer em azul quando visualizei - alguns chatos deveriam ser evitados para o bem do nosso sacrossanto sossego. Mas haja paciência pra entender tudo isso, levando-se em conta que sempre respondo às solicitações de contato, a não ser que sejam problema ou fake news!

Ah bendita tecnologia que surgiu para nos conectar, mas também nos afastar!

Vi uma postagem, só não lembro se era Facebook ou semelhante, mostrando a família nos anos 90 (ou algo assim), com todo mundo conversando; e outra, dos dias atuais, com todo mundo grudado no celular. É o retrato dos nossos tempos sempre conectados. E eu não estou imune à influência da tecnologia: também não resisto a conferir as curtidas nos meus posts a cada cinco minutos fora do horário de trabalho e às vezes até durante ele - que atire a primeira pedra quem nunca visualizou as redes sociais em horário de trabalho -, prejudicando os momentos que eu poderia dedicar à leitura. Muitas vezes deixamos de fazer coisas que acrescentam para conferir as últimas postagens - que na maioria das vezes são abobrinhas postadas ou compartilhadas por alguém mais engraçadinho.

(Não que rir seja ruim: alguém já disse que é o melhor remédio. Algumas postagens até que são engraçadas).

Mas ainda assim, acho uma falta de respeito não responder ou não visualizar. Afinal o WhatsApp surgiu para facilitar a comunicação, que antes dependia de uma ligação telefônica, ou, em tempos nem tão distantes assim, do recebimento de uma carta, telegrama ou fax.

Evidentemente que não se trata de responder a todos as mensagens de bom dia boa tarde boa noite de todos os grupos que estamos incluídos - e como tem gente que gosta de distribuir bom dia boa tarde e boa noite! E as mensagens edificantes então? Jesus me abana! Recebemos trocentas por período do dia!

Enfim... Não precisa responder sempre. Mas sinalizar que você visualizou significa que se importa com a pessoa. Que pode estar esperando o seu retorno, por que para ela é importante.