BENVINDOS À... ACADEMIA !

BENVINDOS À... ACADEMIA !

"Escritores de Ananindeua movimentam-se

para criar a sua Academia de Letras. Vários

encontros já foram realizados para discutir

os Estatutos e Regimento Interno. (pag. B2)

in DIÁRIO DO PARÁ, 16/julho de 2022

Nunca deixo de ler a coluna de "fofocas políticas" (ou quase isso) do jornal Diário do Pará, o "Repórter Diário". Nos diversos jornais que Belém já teve tal coluna era "muito venenosa"... os novos tempos da "Lei da Mordaça" de "madame Dilma" acabaram com a farra "de falar mal", sem pagar (bem caro) por isso. Ao PTismo devemos ainda essa "nova Ortografia" pavorosa -- "desenterrada" dos tempos de Collor de Mello, outro pavor -- que desmerece o empenho dos velhos Mestres de antanho em nos fazer escrever corretamente. Enfim, UM CASTIGO para as Academias -- centenárias ou recém-criadas -- induzidas a acatar esse "besteirol oficializado", idéia infeliz do Lulismo, que nem Portugal ou a África encamparam. (*1) Logo, por questões de "coerência" (?!) todo acadêmico produzirá seus escritos sob o peso da Norma Culta oficial (?!), esta algaravia intragável.

Onde entro nessa estória ?! NÃO ENTRO... ou melhor, se entrar -- e pretendia fazê-lo -- não participaria de coletãneas oficiais nem editaria obras com a chancela da Academia a ser fundada brevemente em nosso município. A futura Academia de escritores "ananins" "navega" nesse momento no mar mais perigoso, o de calmaria, sem vento algum. Explico: essa parte da criação de regras e exigências é "um suplício" que poucos conseguem superar. Por volta de 1988 o batalhador incansável pela Cultura LUCINERGES COUTO criou o "Grupo de Amigos Especiais de Ananindeua" objetivando reunião literária aos sábados pela manhã, no salão da Biblioteca Municipal, aos cuidados do educador Raulino Silva.

Batendo de porta em porta, reunindo curiosos e poetas amadores, Lucinerges arrebanhou 8, 10, 12 ou mais abnegados, duas ou três mulheres pelo meio. Ano e meio de lazer sadio, passatempo agradável em meio a conversas líricas até se chegar à idéia de uma entidade oficial, a ALA-A - Assoc. de Letras e Artes de Ananindeua. Foram tantas as marchas e contramarchas que, quando se formalizou a criação dela, quase ninguém estava mais com interesse no projeto. Lucinerges acabou indo para Icoaraci, onde fundou uma Academia Interiorana, pouco tempo depois. Torço para que a atual vingue, nasça forte, expressiva, COM LITERATOS, escritores e poetas -- não são a mesma coisa -- ainda que se incline a "bajular" um ou outro "figurão" (ou "figurinha") ananin, do tipo que lê "de cabeça para baixo"... falo do livro, leitor desatento.

Precisamos de uma Academia ativa, viva, dinâmica, que reprise as boas práticas iniciadas por Lucinerges -- visita de escritores às EPs do município -- e continuadas por "Eron" Carvalho e por Anestor, desconheço o sobrenome. Este -- com Ivan Costa, músico e poeta -- inaugurou programa literário numa "Rádio-bairro" lá da Cabanagem em 1992, que espero ainda exista e resista. O revolucionário Jorge Granhen -- multiartista sem igual na cidade -- cedia em 1988/92 página de seu longevo "Jornal de Ananindeua" para os literatos do antigo grupo de "Amigos Especiais", tendo entre ~eles o prestativo dr. Carlos Ano-Bom, o pai, no caso.

Portanto, se a Academia tiver Cadeiras, aí estão os nomes para titulá-las. O teatrólogo 'Ramon Stergman" (Carlos Alberto Bittencourt) batalhou feito leão por um cenário cultural real em Ananindeua e morreu esquecido. Por fim, temos o médico dr. Nonato Sanova, idealizador (até onde sei) das festas juninas na área do ginásio "Abacatão" e o cantor e radialista Juscelino Ramos (hoje pastor), autor do primeiro "Festival da Canção" ananin, isso no distante julho/nov. de 1987, envolvendo diversos "bairros" da região, ou coisa parecida.

Todos fizeram muito pelas Cultura local, ao contrário de certas "comunitárias", que têm muita fama e pouco trabalho concreto, efetivo. BOA SORTE à futura Academia... que seja ela cadinho de Arte e Cultura e não apenas um "templo para vaidades", com pessoas mais preocupadas com fardões e medalhas do que com a RESISTÊNCIA que a luta em prol da Literatura exige de todos nós !!!

"NATO" AZEVEDO (em 16/julho 2022, 17hs)

OBS: (*1) MILHÕES de dicionários foram pro lixo e os antigos, em cada casa, "perderam o sentido", inclusive os bilíngues. Uma fortuna incalculável em dinheiro jogada fora, tudo "por um capricho" politiqueiro