A Farrista e o Farrista

A aguardente Farrista é produzida no município de Martinho Campos, antigo arraial de Abadia dos Monjolos, já há boas décadas. Largamente conhecida na região, e apreciada de montão em diversas modalidades em que é apresentada, sobressai-se a virtuosa e numerosa concorrência com elevada distinção. E desafio dos bão é degustá-la com moderação, sobretudo numa caipirinha com limão...tem base, irmão?

Embora novato no consumo de cachaça e, portanto, sem muito crédito na praça, acho a Farrista, que logo me conquista, uma divina graça...pelo sabor e vigor que passa, e chego até a afirmar que, consumida com tira-gosto de frutos do mar, ou de furtos do amar, é aperitivo sem par... E até ouso confidenciar a você: foi indescritível minha sensação ao consumi-la com lula à dorée...

Qualidades a parte, curiosidade satisfeita foi saber a razão dessa denominação...: seu fabricante em animado comboio, cavalgou por dias rumo a Pitangui, MG, então sede municipal - antes da emancipação de Martinho Campos - para formalizar o registro de seu precioso produto. E surpreendido diante da pergunta sobre qual marca lhe daria, em rápida conferência com a companheirada chegou uma decisão acertada, ao se lembrar do burrinho Farrista que tão valioso serviço lhe prestava no transporte e na moagem da cana, fiel e de pura mansidão que até de provar daquele sedutor néctar bravamente resistia a qualquer tentação...

Paulo Miranda
Enviado por Paulo Miranda em 18/07/2022
Código do texto: T7562117
Classificação de conteúdo: seguro