O Erro de Marta!

O Evangelho de Lucas 10, 38-42, escolhido para esse último domingo é bem curtinho, porém, grande em ensinamentos!

Observamos a narração de um fato, em que três personagens estão no centro do texto, com realce para uma delas, Jesus de Nazaré.

O que vem a seguir para nós ouvintes causaria, talvez, uma controvérsia, se não observada a ordem dos acontecimentos.

Em uma de suas muitas andanças, Jesus chega ao pequeno vilarejo de Betânia, creio que não estava sozinho, pois sempre andava em companhia dos seus amigos mais próximos - os discípulos, e, também, às vezes, de seus seguidores, diferentemente dos que estão nas redes sociais de hoje - milhões de desconhecidos!

Os que o seguiam eram mais que algumas dezenas ou centenas, dependendo de onde estivesse fazendo suas caminhadas e pregações. Acontecia, às vezes, de Ele ser ouvido por milhares, como por exemplo, no relato do milagre da multiplicação de alguns pães e peixes para uma multidão, estimada em cinco mil pessoas, que o acompanhavam naquela ocasião.

O evangelista Lucas, nesse evangelho, se atém unicamente aos personagens: Jesus, Marta e sua irmã Maria, na casa de Lázaro. Talvez daí tenha surgido a amizade, ou não, dessa família com o Nazareno. Essa amizade, certamente levou Jesus, em ocasião especial, a fazer o amigo Lázaro ressurgir do mundo dos mortos, após quatro dias de sepultado, conforme o evangelho de João 11,38.

Voltando a casa, onde Jesus fora recebido pelas irmãs: a mais nova, fez sala ao visitante, sentando com ele, iniciando uma animada prosa, e ouvindo o Nazareno falar das maravilhas do reino de seu Pai, decerto regadas de algumas parábolas e figurações, na exemplificação a sua missão, o que era peculiar: "com o seu jeito manso de se expressar, enchia o coração de quem o escutava”.

Enquanto isso, Marta, ouvia a boa conversa, mas se preocupava demais com os cuidados e os afazeres domésticos. Como boa anfitriã, não poderia deixar de arrumar a casa, e cuidar da alimentação que, certamente, serviria àquela importante visita.

No entanto, ela discordava de Maria, que não dividia com ela as tarefas. Então, não se contendo, foi à sala, e, interrompendo a conversa, um tanto aborrecida, pergunta ao Mestre se Ele não se importava porque a irmã não contribuía com o árduo trabalho...

Jesus, porém, não vendo motivo para tal reclamação, pensa um pouco e...“larga a mão, Marta”, não vês que Maria escolheu a melhor parte?

Alguém teria que “fazer sala”, dando atenção ao visitante, afinal, Ele era o mais importante e precisava de acolhimento.

Imagine um pai que mora distante do filho e vai visitá-lo... chegando lá percebe que todos se ocupam com alguma coisa, deixando-o de lado, sem a merecida atenção?

Marta, desconsertada pela resposta de Jesus, (traduzindo em termo regional do estado do Mato Grosso) voltou aos afazeres. Creio que a repreensão dada a Marta, não significou que ela estivesse errada, afinal, alguém teria que cuidar da casa, da comida e dos afazeres do dia.

Lembrando outra passagem, Jesus instrui os seus discípulos a irem à cidade levar a boa nova, mas adverte-os que não levassem nenhum mantimento, pois iriam comer o que lhes oferecessem, ou seja, além de escutarem, os ouvintes deveriam lhes servir o necessário.

A “falha” de Marta foi não entender a atitude da irmã e fazer a reclamação... por isso, ouviu a repreensão de Jesus, que queria atenção a sua presença e a sua palavra, pois a vida não é fruto somente da materialidade do corpo, mas, também, da espiritualidade, da oração e do servir!