As Copas em Minha Vida (2018)
Mais quatro anos se passaram e uma nova Copa se iniciaria em terras russas. Neste meio tempo, firmei-me, não sem muitas dificuldades, na carreira de escritor embora não fazendo ainda trabalhos de grande remonta.
Contudo, o gosto por futebol ainda era o mesmo e lá estava eu esperando este grande momento chamado Copa do Mundo.
O Brasil objetivava se redimir dos 7 x 1 que a Alemanha desferiu na Copa anterior e quem sabe trazer o hexa pra casa.
No entanto, constatei que o time ainda não estava maduro o suficiente para lutar pelo título. Qualidade até tinha, o problema era mais psicológico.
Tanto foi que quando enfrentou um adversário um pouco mais forte como a Bélgica, que tinha uma das melhores gerações de jogadores desde os anos 80 e início dos 90, não conseguiu jogar bem e acabou mais uma vez eliminado em uma partida tensa.
Lembro-me bem daquele jogo. Foi uma das melhores exibições que vi de um goleiro, no caso, Courtois. O cara pegou até pensamento e mesmo que o Brasil seguisse atacando como foi, lá estava ele fazendo grandes defesas.
Vi depois a França decidir o título contra os surpreendentes croatas e no fim, fazendo justiça pelo bom futebol que tinha, levou a taça pra casa.
Naquele momento, nenhum de nós suspeitava de que esta Copa da Rússia seria a última nos termos considerados normais até então.
Porque dois anos depois, o normal que conhecíamos já seria extinto com a chegada da pandemia de Covid-19 que mudou o mundo de cabeça pra baixo ceifando incontáveis vidas pelo mundo inteiro.
Quanto a mim, tive um susto muito grande antes da pandemia começar com uma síncope que me levou quase a morte.
Quero dizer, a minha antiga vida se foi naquela noite de janeiro de 2020 e de alguma forma voltei pra uma nova vida praticamente em tudo.
Muita coisa mudou em mim, mas o velho gosto por futebol e literatura ainda está aqui. E agradeço todo santo dia por ainda estar escrevendo crônicas como esta.
Estou aguardando com entusiasmo esta copa no Catar. A primeira da minha nova vida.
E mais uma vez, obrigado a todos.