LITERATURA BÍBLICA

A LITERATURA BÍBLICA

Nos tempos bíblicos havia uma literatura muito especial e específica com os assuntos da religião que envolviam a fé e a adoração a Javé. Os poetas daquele tempo eram os “Profetas” e os escritores, os “Exegetas”, que antenados e conectados à divindade, falavam, pregavam e escreviam aquilo que podiam perceber como desígnio s de Javé ao povo de Israel.

Cada um dos livros da Bíblia é uma forma literária com suas características próprias dos contextos da época! Há os estilos belicosos, políticos, sociais, de libertação, orações, exaltações salmímicas, e até um pouco de folclore!

Nos primeiros cinco livros da Bíblia, o “Pentateuco”, o exegeta escritor, fala em “narrativas” relatando os casos e causos, de fatos que ocorreram com o início da vida do povo de Israel.

Na sequência, os Livros do Juízes e dos Reis, com o mote das Leis e da jurisprudência que regia a vida do povo. Nessa literatura vemos a marca da justiça das leis elaboradas pelos Juízes para a harmonia e o equilíbrio social do povo.

Depois a literatura bíblica mostra o tato e a sensibilidade dos profetas maiores e menores (Isaias, Ezequias, Elias, etc), que pregam corrigindo e rentando a conduta popular segundo os ditames de Javé. É uma literatura divina, que mostra a vontade e a misericórdia de Deus ao seu povo recalcitrante e desobediente.

Mais à frente, temos a literatura em que Deus mesmo se revela no seu Filho Unigênito – Jesus Cristo, “O Cordeiro de Deus que tira o pecado mundo”. Ele se faz carne e habita no meio de nós. É a literatura divina onde o próprio Deus fala por meio de Jesus! É a BOA NOTÍCIA DOS EVANGELHOS!

É a mais perfeita das literaturas. Com a revelação da verdade, Javé o nosso Deus de hoje nos fala com toda a riqueza vocabular. Como um rio de água viva, a “Sagrada Palavra” é derramada sobre o mundo para renová-lo e salvá-lo de seus pecados!

Após Jesus, a literatura bíblica se apresenta numa forma testemunhal, com os Apóstolos de Jesus. Pedro, Paulo, João, Marcos, Lucas, Matheus, e outros, apesentam sua literatura de forma a testemunharem o que viram como contemporâneos de Jesus.

Então temos que na estrutura literária bíblica, vemos o seus POETAS como PROFETAS... Seus ESCRITORES como EXEGETAS... E os gêneros literários, se alternam nas narrativas, testemunhos, pregações e homilias, orações e salmos de exaltação ao Deus Javé, no contexto do povo de Israel.

Jose Alfredo – jornalista católico

Jose Alfredo
Enviado por Jose Alfredo em 14/07/2022
Código do texto: T7559651
Classificação de conteúdo: seguro