"A VERDADE NUA E CRUA"

Já ouviu falar nessa parábola? “A Verdade Nua e Crua”( A pintura “A Verdade saindo do Poço” (1896), é de autoria de Jean-Léon Gérôme, escultor e pintor francês, e está ligada a uma parábola do século XIX. Segundo essa parábola, a Verdade e a Mentira se encontram um dia. A Mentira diz à Verdade: "Hoje é um dia maravilhoso!")

Fui apresentada a ela essa semana, e me encabulou como ela é atual e atualizada. A nossa geração é exatamente a história dessa. A verdade saindo nua e crua e a mentira vestida com suas roupas. Sendo assim falar o que realmente é não serve para nada, o que encanta é a mentira, para poder ser aceita e bem integrada na sociedade.

Você pode ser quem você deseja ser, apenas não pode ser de verdade quem você foi criado. Quanto mais a mentira estiver transvestida em você, mais visto, adorado e idolatrado será. Daí tanto suicídio e a frase da capa é: - era tão feliz

Quando a mentira nos veste, tornamos escravos de uma aparência pesada e cheia de cobranças. E você se sente na obrigação de manter aquilo, porque voltar a realidade vai te fazer perder muitas coisas que vieram dela. Assim também a mentira vai te cobrar caro, porque ela jamais deseja ser desmascarada pela verdade que não tem graça nenhuma.

Desejar ser aquilo que você não é, é fantasioso, e apenas tem aparência. Assim ser você é algo que precisa ser apenas no oculto. E vem assim a cobrança sobre a sociedade e família.

Quando a mentira tirou suas roupas e saiu correndo, você não teve coragem de se desnudar e ser a verdade. Você achou interessante no início, complicado no meio do caminho e vergonhoso ao fim da história.

A verdade por sua vez tomou a si mesmo e saiu nua e crua as ruas. Por isso ela causa tanto transtorno quando chega. Ela vem sem nenhum aparato para fantasiar, nem traz consigo a maquiagem da vida. Ela apenas se apresenta ao real e ao fato verídico.

Com ela não há margem para dúvidas, muito menos lugar para sombra de desejos desenfreados. Ela é verdade e isso não tem como refutar ou sombrear com qualquer intensão de engano.

A mentira por sua vez tomou nossos corações afastados de Deus que é a verdade. Se enveredou para o mundo do posso ser sem enxergar o que sou, nos fazendo perder a identidade de seres humanos que somos e nos tornando irracionais em nossos pecados e delitos. Fomos entregues a nossa própria vontade e desejos. Perdidos em nós mesmos caminhamos sem saber onde queremos chegar.

A verdade continua sua caminhada nua e crua, se apartando de onde não é desejada e trazendo luz a escuridão do engano da mentira transvestida.

Suas roupas roubadas só lhe deu a oportunidade de mostrar que onde ela chega causa muito reboliço. Pois afasta a fantasia, o engano e o abuso daqueles que desejam sua morte.

Enquanto ela for a verdade sua nudez trará luz ao mundo e seu silenciar se tornou cada mais o desejado. Pois ela nos desnuda também daquilo que escondemos para nós e fantasiamos ao outro.

Assim no mundo da mentira bem vestida, nada melhor que a verdade nua e crua.

leticiapsicanalista@gmail.com

Leticia Carrijo
Enviado por Leticia Carrijo em 14/07/2022
Código do texto: T7559494
Classificação de conteúdo: seguro