Miraculous Ladybug

 

Nos últimos anos vem se destacando na mídia uma super-heroina francesa criada por Thomas Astruc, a Miraculous Ladybug (Joaninha Milagrosa) e que tem muitos pontos em comum com a Sailor Moon. Está nos meus planos resenhar a série da Ladybug, mas não sei quando poderei fazer.

Realmente nos últimos tempos vem aparecendo heroínas no Japão, na Itália e na França, e até nos Estados Unidos, que representam uma quebra do padrão dos super-herois DC e Marvel, ou seja o culto à violência, teratologia e contra-cultura.

Os quadrinhos e filmes da DC e Marvel cada vez mais se tornaram espetáculo de cinismo, agressividade e destruição, de modo que só podem fazer mal a crianças e adolescentes. As alternativas que vêm surgindo são entre outras Sailor Moon, WITCH, Winks, Kim Possible e Miraculous Ladybug. A amizade, lealdade, ternura, valores de família estão presentes junto com o humor.

Só agora assisti o primeiro episódio da primeira temporada da Ladybug. O nome dela é Marinette e embora seja uma colegial adolescente normal, que ama seus pais, ao ser convocada para uma missão mística - combater as forças do mal - ganhando jóias de poder (um fator muito comum na fantasia) transforma-se na fantástica Ladybug, dona de poderes espantosos. Com seu uniforme de bolinhas, lembrando uma joaninha 🐞, ela é linda, integra, corajosa e dona de índole meiga, muito diferente por exemplo de uma Mulher Maravilha.

Alia-se a ela o Cat Noir (Gato Noturno), também convocado para combater o mal. Marinette não sabe que ele é Adrien, seu novo amigo na escola.

 

Uma coisa que me impressionou neste primeiro capítulo é o fato de que Marinette, apesar das muitas cenas engraçadas, é uma adolescente sábia, como costumam ser essas heroínas. Vejam o que ela diz neste episódio: "O que leva o mal a vencer é as pessoas boas não fazerem nada".

Essa frase forte faz parte do padrão das heroínas adolescentes desta linha. Aqui no Brasil, infelizmente, nas histórias que envolvem adolescentes e jovens, parte-se do princípio de que adolescente e jovem só fala gíria, palavrão e piadas sujas. E não é que essas heroínas falem difícil, mas falam bonito.

Ladybug, seja bem vinda à galeria saudável de heróis e heroínas!

Os desenhos de Ladybug são produzidos pelos estúdios Zagtoon e Method Animation. A Toei japonesa, que produz Sailor Moon, e outras empresas participam da produção.