Stream Yesterday - The Beatles (Joe Franz Cover) by Joe Franz | Listen  online for free on SoundCloud

YESTERDAY: 

Breves reflexões de nostalgia e de vida


 Sempre fui fascinada pela música "Yesterday", além de muitas outras dos Beatles: "yesterday, all my troubles seemed so far away. Now it looks as though they're here to stay. Oh, I believe in yesterday (...)." Lembro-me de ter ouvido essa linda música pela primeira vez quando era muito pequena. Mesmo sem entender nada da letra a princípio, fiquei profundamente encantada, sendo fã dos Beatles desde a infância, como milhões de pessoas pelo mundo afora. De uma certa forma, essa música fascina não apenas pela linda melodia, mas pela transcendência de seus versos, entre tantas outras belas canções atemporais.

Yesterday - The Beatles - English | Beatles sheet music, Guitar chords and  lyrics, Sheet music

 O "ontem", assim, nos marca pela nostalgia não apenas de nossas experiências passadas e lembranças, mas pela profundidade de nossos sonhos mais autênticos, muitas vezes intercalados com idealizações, fantasias e devaneios que nos sensibilizam. Ou seja, temos muita saudade de algo abstrato, de algo que não necessariamente vivemos. Sentimos também saudade de tudo aquilo que não foi, mas poderia ter sido.
 

 De algum modo, a música remete à nostalgia de experiências passadas ou de algo que nem vivemos, talvez por isso nos toca tanto. Foi uma das canções mais transmitidas e intepretadas da história por vários cantores de diferentes décadas. O ontem nos traz uma saudade tão profunda e abstrata talvez dos ideais que tínhamos, dos sonhos de infância em sua lúdica autenticidade, sem os pesos e obrigações intermináveis da vida adulta. A idealização do passado, por mais que também tenha sido difícil, traz uma nostalgia infinita de certos contextos que não voltam mais, porém podem ser continuamente reeditados em novas roupagens e cenários.

 

Assista Paul McCartney cantando «Yesterday» em 1965 e em 2011 - MDig

 

  Interessante notar que, por mais que os anos passem, ainda somos aquelas crianças sonhadoras ou jovens idealistas, tentando compor nossas próprias histórias entre as tantas dificuldades do mundo. Os sonhos nos movem, cultivando nossa criança interior, dos 0 aos 100 anos. Esse tema também está presente no filme homônimo "Yesterday", de 2019, em que um cantor acorda em uma realidade ficctícia na qual ninguém se recorda dos Beatles e de suas músicas. Ele usa diferentes canções dos Beatles, cantando-as como se fossem suas composições e faz enorme sucesso em um contexto bastante onírico, mas com vários conflitos internos decorrentes do fato de que as músicas não eram realmente dele. Sem mais spoilers, é um filme muito interessante, criativo e divertido, que vale a pena ser visto com atenção.
 

Yesterday
Trailler do filme disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=jOVJ7z2aLzc
 

  O ontem sempre nos remete à nostalgia, portanto, não apenas do passado em si, mas do significado atribuído às nossas experiências, entre tantos sentimentos, emoções e sonhos que transcorrem pelos labirintos do tempo, refletindo eternamente em tantas hipóteses e possibilidades, entre as rápidas telas do presente e as inúmeras projeções de futuro. Yesterday é uma música que pode ser tocada e cantada em qualquer tempo, como toda obra de arte que ultrapassa os séculos com sua enorme qualidade, transcendência poética e sensibilidade humana.
 

Yesterday - The Beatles | APRENDER INGLÊS COM MÚSICA | Letra e tradução -  YouTubeFonte da imagem: https://www.youtube.com/watch?v=WwFHHhJZsGo
 

 Desse modo, a música "Yesterday" apresenta seu fascínio pela melodia sonora e pela transcendência temporal. Remete-nos à nostalgia de vários momentos passados, inclusive quando éramos crianças sonhadoras e idealistas. Lembra-nos da saudade abstrata de tudo que vivemos ou não, entre as idealizações que cultivamos, muitas vezes sem notar. A vida, entretanto, é muito rápida e o peso da vida adulta contrasta com a fantasia lúdica infantil e juvenil. Os sonhos que temos na infância e no início da juventude encontram vários obstáculos na vida prática, mas tudo pode ser superado além da brevidade dos dias, nessa misteriosa arte de saber viver.

 Assim, em um momento, somos crianças sonhadoras e espontâneas. Em outro, adolescentes e jovens com tantas idealizações sobre a vida, sobre o amor e sobre a felicidade, além de tantos outros fatores que passam tão céleres pela correnteza incerta dos fatos. Anos depois, já somos adultos sobrecarregados de tarefas e de obrigações incessantes, em um mundo altamente utilitário, que pouco ou nada se preocupa com os sentimentos que nos movem. De todo modo, humanamente seguimos nossos mistérios pelo labirinto dos dias e dos sentimentos entrecortados no tempo. Yes, after all, Yesterday came suddenly, today and tomorrow. Enfim, como canta genialmente Paul McCartney há tantas décadas:


"Yesterday
Love was such an easy game to play
Now I need a place to hide away
Oh, I believe in yesterday (...)."

b02b7fb85559d088d42a5d52e0dd6743.gif
Fonte das imagens - Pinterest: https://br.pinterest.com/pin/9570217946562637/

Primeira imagem: https://soundcloud.com/joe-franz-music/yesterday-the-beatles-joe-franz-cover

Música - Yesterday:  https://www.youtube.com/watch?v=NrgmdOz227I

 

---