UMA ESCOLHA INDIVIDUAL

Quarta-feira, 13 de Julho de 2022

O que adianta termos ao nosso dispor uma gama enorme de conteúdos, a respeito de tudo o que acontece na vida e no mundo, diuturnamente? As bibliotecas mundo afora possuem incontáveis registros para estudo, pesquisa análise, seja lá mais alguma coisa que for, no sentido de transmitir conhecimento real a quem o quiser ter.

Também a imprensa, seja ela escrita, falada ou mostrada, nos serve de amparo para mais conhecimento. Só que neste caso, ela deveria manter limites em informar o real, o que aconteceu. E não expor sua opinião, no caso de jornalistas, repórteres e afins, para não alterar o teor da verdade. Infelizmente isso é o que está acontecendo nesses dias atuais, criando situações lamentáveis e dolorosas às populações.

Então, quase todas as essências estão desvirtuadas daquilo que deveria ser. E parece que este tipo de coisa, metodologia, não se alterará. Tomara que por enquanto. Porque se nada mudar, estaremos caminhando para o caos, sabe-se lá se já não estamos nele, pelo que se tem visto.

O surgimento da Internet foi algo surpreendente. Mexeu com a própria humanidade. Pelos seus conteúdos férteis e intermináveis, mas também pelo seu alcance e velocidade. Ela funciona em 360º. Em vertical e horizontal, simultaneamente. E isto determina que seu alcance é ilimitado.

Então, o que ela traz em seu bojo é ofertado a todos. Sem limites e distinção à nada e nem a ninguém. Mas isto é uma verdadeira faca de dois gumes. É o que popularmente se diz que corta pelos dois lados. E aí é que mora o perigo.

Forma um tremendo paradoxo a situação que se nos apresenta. São mostradas todos os tipos de verdades. E cada um acaba por assimilar a sua e não a única delas, o que seria razoável, haja vista que uma verdade não aceita distorções. Pelo menos em sua expressão plena e total.

Mas o mundo, no caso as populações, descuidam-se disso. Se deixam levar por tendências e/ou narrativas. Aí é onde se perde o rumo. No caso, a razão. Porque depois de uma interpretação errônea e/ou equivocada, desfazê-las torna-se um problema complexo. Porque isso é um trabalho pesado e profundo.

Alguns costumam colocar um fato: o excesso de informação a que estamos servidos. Acaba por embaralhar a mente de grande parte dos humanos. E isso acaba complicando as coisas. Às vezes uma situação simples torna-se de uma complexidade absurda. Isso gera desequilíbrios.

Enfim, a impressão que se tem é a de que nós, os humanos, estaremos num mundo que exercita a confusão e não a solução, sendo que a escolha de um desses exercícios, é exclusivamente individual. E fim.

*Em tempo: cada um de nós que porventura se desgarre da convicção na verdade, atrairá para si uma carga negativa que em algum tempo, algum dia, terá que ajustar contas com isso. Essa situação é imperiosa.

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 13/07/2022
Reeditado em 13/07/2022
Código do texto: T7558554
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.