A Velha Marga

A velha Marga,uma senhora já sexagenária,ou mais,em tudo queria sair lucrando,e lucrando demais,tentava ganhar em cima da mão de obra barata ou gratuita dos miseráveis,e desvirtuava os ocorridos,querendo se passar por "boa samaritana".

Recebia a sua aposentadoria,e mais a de um "miserável",que alegava cuidar,

Certa vez Velha Marga ficou sabendo que dentre os miseráveis que ela tentava "vampirizar" com prestação de serviços a preços mínimos,ou buscando pagar com um simples prato de comida,haviam recebido um benefício do Governo...

Bradava e fofocava entre as mejeras:

-Porque têm que tirar esse auxílio a esses vagabundos,ninguém vai querer mais trabalhar...!

E embrabecida por dias,pois esperava uma porcentagem paga à ela do benefício daqueles pobres,

Para quem não a conhecia,haviam idosas religiosas que a tinham como uma espécie de "Santa Viva" do bairro...!

E tudo por ouvirem apenas a versão de Velha Marga sobre o quanto ela faria "o bem" para as pobres criaturas...!

Versões estas,tão distorcidas de acontecimentos cotidianos,dignas de um autêntico "discurso infernal duma Missa Negra de calúnias,e mentiras",

Bradava e falava demais o nome de "Cristus",mas,vivia a fazer feitiços contra outros em seus pratos tradicionais de despachos e maldições.Pimenta,Sal,papéis queimados com o nome de pessoas quais ela não gostava....

Espalhava a quase todo mundo que ninguém à ela fazia nada de graça,mesmo sendo ajudada com itens como feijão,acúcar,arroz,e outros mantimentos,da parte de quem vez por outra tomava um cafezinho,ou fazia um lanche por lá,no casarão abandonado de uma Paróquia que morava,quando pagava algum serviço,por expontânea vontade,saia a dizer que lhe tinham exigido aquele valor,explorando as pessoas mais velhas.

Criava boatos sobre pessoas,pelo que imaginava ser,não de acordo à realidade.

Caloteava todo vendedor,ou demorava muito tempo pra pagar suas dívidas com eles,fazendo o chamado"perna de anão"no pagamento,dando valores mínimos,até completar o que devia,depois de longos períodos.

De cada palavra que saia de sua boca,muito pouco se podia acreditar.De cada 10 palavras,9 eram mentiras.

Se contratasse algum afazer no terreno do cemitério,ao lado de seu lar,pertencente à Prefeitura,de cada 1000 que entrasse,não estando presente no contrato o trabalhador junto pra combinar,resultava que,daqueles 1000,ela pagaria apenas 60,de notas,alegando que fora o combinado pelo serviço contratado.E o trabalhador sairia a "ver navios",naquela obra.

Costumava não dar boa referência de suas amigas,que faziam serviços de faxina,tendo eu que falar à essas,às escondidas,quando alguém pedia pra ir à casa pra fazer serviços,da boca de Velha Marga,só saia as referências desvirtuadas,como:

-Essa aí não dá pra deixar entrar dentro da casa,fofoqueira,e se sumir alguma coisa de lá,não me responsabilizo...

O objetivo era sempre que as pessoas estivessem na penúria,pra fazerem serviços à ela,por um prato de comida,ou valores mínimos....

Certa ocasião,a Velha Marga,se candidatou para vereadora,e os embusteiros,do bairro,e outros exploradores de mão de obra barata de miseráveis,fizeram a campanha,(risos!),quem mais apoiaria essa idéia insana...?!

Se já nos pequenos contratos frios de serviços sem registro ou fiscalização competente,a Velha Marga,desviava os verdadeiros valores das empreitadas,imagina o que faría estando na Política!!

Mas perdeu por pouquíssimos votos,que recebeu,e os falcatruas e exploradores do bairro,saíram a lamentar alegando que o povo seria supostamente ingrato,pelo imaginado muito que Velha Marga teria feito por "todo mundo" ao ver deles,é lógico....!

Bom,a Velha Marga,criava tantos boatos e mentiras,sobre todo mundo,que alguns imaginavam que eu seria um insano dos arredores,e que não saberia nem fazer compras,pra vcs terem uma idéia do quanto ela maldizia seus contatos pelas costas,inventando mentiras.

Brigava com quase todo Mundo,o Padre e o Bispo já não faziam mais missas na antiga Paróquia,devido a ela os desaforar todo tempo sem motivo.

Pois quando ela inculcava alguma paranóia na cabeça,ninguém quase tirava aquelas idéias doidas dela!

Acostumou-se a Vida toda à amizades medíocres,sem outro assunto a não ser a putaria,a fofoca,os boatos,e tragédias.

Quando via que alguém era culto,e possuia um assunto sensato,perdia o jeito,e dava logo alguma forma de alegar que se tratava de um louco,alguém que inventaria histórias pra todo mundo,e que supostamente mentiria todo tempo.Ou gritava:

-Vêm falar com nós,e deixe de só falar com essa pessoa,que logo virá seu ônibus,ou chegará hora de partires....!

A Velha Marga,maldizia todos seus amigos pelas costas,modificando o enredo de acontecimentos...

Por vezes,as coisas sumiam na sua casa,e eu encontrava depois em meio à desordem que ela mesma criava ao guardar as suas coisas...

Foi assim com o martelo,a pá,o machado...

E enquanto a Velha Marga não encontrava os itens que ela mesma não lembrava aonde tinha escondido,espalhava a todo que a visitasse,que haviam a roubado,citava nomes,inclusive,para um de seus amigos,dizia ser tal pessoa,mas,ao chegar tal pessoa,dizia ser a outra,e no final todos já haviam sido culpados por ela do imaginado "sumiço" de suas coisas.

A Velha Marga,adorava era encontrar panacas que pudesse explorar,e puxar alguma vantagem,como o velho "Dotsy",qual ela alegava ser "cuidadora",pura mentira,ela usava o velhinho,pra lhe puxar todo o dinheiro que ele ganhava no pesado serviço de interior,e tão logo o velhinho se aposentou,deu jeito de se apossar de sua aposentadoria também.

Fazia quem lhe vendesse algo a prazo,perder o tempo diário planejado,com promessas de que pagaria,mas,se arrastava por semanas,até mês,até ela pagar o prometido.

E sempre naquele:

-Vem amanhã...

Quem lhe ouvia prometer,jurava que ela realmente iria pagar no dia e hora mencionado.

As amigas da Velha Marga,geralmente a Vida toda de cabarés da Vida,que juravam terem trabalhado a Vida inteira em profissões relevantes,e que já teriam se aposentado em tais profissões alegadas.

Mas quando as pessoas chegam à velhice,elas expõe pra fora,toda a realidade cotidiana,a que foram acostumadas a conviver...

Não havía um assunto que se aproveitasse em meio à essa gente,se não se citasse uma conversa diferente.

Eram típicos assuntos de boates cabarés de quinta categoria...

Ou de bares de bêbados....!

Deixava de pagar os valores de serviços prestados,e recebidos,valores devidos de produtos comprados,pra dar dinheiro logo a quem roubava coisas de sua casa,ao ela esconder gatunos dentro de seu lar.Quando não ganhava uma comissão pelos serviços prestados num terreno próximo de seu lar,fechava o registro da água,que ela recebia de graça,do poço artesiano,impossibilitando as mesmas pessoas que ajudavam-lhe a ligar o compressor d'água noutras ocasiões a fim de encher as caixas,de terminar o serviço de maneira rápida e prática numa pequena obra dali.Tendo que levar a água de baldes,nas mãos,de outros galões d'água podre,que ela colhia das chuvas.Meio longe do local de reformas.

Um dos motivos dos atritos com o Padre e o Bispo local,era as comissões que ela exigia por cada serviço feito no terreno próximo ao lar que ela morava de graça pela prefeitura sem qualquer contrato ou aviso prévio.Como se fosse dona daquele lugar além de sua moradia.

Pedia para os que a ajudavam em serviços no seu lar,pra aparecerem no outro dia, pra receberem algum valor por trabalhos prestados,quando chegavam,se ela tinha visitas,já havia os maldizido pelas costas,de toda maneira,desvirtuando ocorridos que foram bem diferentes e até sem terem nada haver com o que ela contava às pessoas,esses chegando,a Velha Marga perguntava:

-Que estás fazendo aqui...?!

(Por vezes lhes devendo o valor prometido por algum serviço já há tempos)

A Velha Marga,era conhecida de todos os larápios da Vila e pessoas de arredores,porém muita pouca gente aguentava lhe prestar serviços,doar algo,ou mesmo visitá-la....!

Era moradora de um local rural mambembe,e falto de boa cultura,onde a maior parte dos moradores vivía de fofocas sobre outros,costumes bairristas,e o que não sabiam sobre outros,inventavam...!

SirMárioHonorário
Enviado por SirMárioHonorário em 11/07/2022
Reeditado em 15/07/2022
Código do texto: T7557294
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.