VINTE ANOS DO PENTA (Postado no jornal TRIBUNA DO PAMPA)

No dia 30 de junho desse ano comemoramos os vinte anos do penta campeonato da seleção brasileira na copa do mundo de 2002, na Coréia e Japão. Foi a décima sétima edição da Copa do Mundo FIFA de Futebol, que reuniu 32 equipes entre 31 de maio a 30 de junho. Antes de começar, os brasileiros estavam desconfiados porque a seleção classificou com dificuldade, e há menos de um ano da copa, no dia 23 de julho 2021, fora eliminada da Copa América pela seleção de Honduras. Depois de uma primeira fase conturbada, a seleção de Luiz Felipe Scolari foi surpreendida com uma derrota por dois a zero em jogo pelas quartas de final. No entanto, foi mais fácil do que imaginávamos.

Chegamos desacreditados, com muitos jogadores testados, vaias nos estádios, corte do Romário e principalmente, a certeza de que Ronaldo Nazário que ainda chamávamos Ronaldinho, vindo de uma lesão que o tirou do futebol por dois anos seria o cara da copa, convicção do Felipão. O mundo todo assistiu o joelho dele saindo do lugar e aquela imagem nos tempos de Inter de Milão deve ter sido uma das mais horripilantes que já vimos no futebol. Bem, deu tudo certo, Ronaldinho recuperou-se, fez sete gols em sete partidas disputadas, passou em branco apenas contra a Inglaterra e marcou os dois da final contra a Alemanha.

A copa 2002 chegou como barragem rompendo e inundando os olhos dos brasileiros em termos de comemoração e recuperação das feridas deixadas pela derrota em 1998, para a França.

Somos os únicos que gritamos “é campeão” cinco vezes em copas e, para quem gosta de futebol, é um orgulho. Parece que preferimos entrar em campo quando somos desacreditados, o gosto da vitória é mais doce. Até porque, não desistimos nunca.

Esse ano tem copa e a pergunta é: teremos homenagem daqui a vinte anos? Espero que sim, precisamos gritar, extravasar, sorrir...

Mesmo que o restante ande meio complicado, quando a camisa amarela entra em campo o sentimento corre nas veias até o coração, a tensão extrapola e as pupilas dilatam vidradas na tela da TV, nos fazendo por noventa minutos, esquecer os problemas.

A copa no Catar vem diferente, leis distintas e comportamentos mais responsáveis serão necessários para os jogadores. Lá eles têm a missão de apenas vencer, deixa que a comemoração é por nossa conta.

Será em novembro, está logo ali, contaremos os dias para gritar hexacampeão. Vamos lá seleção, não estamos pedindo muito, apenas o necessário. Façam com que a nação volte a sorrir. Não precisamos de heróis nem de atletas excepcionais, queremos empenho e raça. Do Oiapoque ao Chuí, estaremos emanando fortes vibrações a vocês, que brasileiros como nós, nos representarão da melhor maneira possível.

Vamos Brasil, vamos seleção, sorriso no rosto e taça na mão.