NÃO SABEMOS PORQUE, MAS ÀS VEZES NOS SENTIMOS INFELIZES

Às vezes, sem que exista uma razão plausível, sentimos uma

sensação de nada está bem, algo que nos faz sentir "que estamos infelizes"...

Por que será? Podemos tentar descobrir...

Ósculos e amplexos,

Marcial

NÃO SABEMOS PORQUE ÀS VEZES NOS SENTIMOS INFELIZES

Marcial Salaverry

Muitas vezes, sem que saibamos nem como, nem porque, sentimos uma certa melancolia, uma desconfortável sensação de que algo não vai bem. Sequer sabemos definir o que não vai bem, nem porque estamos "de maré baixa". Existe um termo muito bonitinho, pois costumamos dizer que "estamos deprê", ou que "estamos down..."

Há que se pensar que o verdadeiro conceito de infelicidade, é a diferença que existe entre as nossas habilidades, aquilo que sabemos fazer, e as nossas expectativas, ou seja, aquilo que pretendemos fazer... Sem dúvida alguma, é uma grande verdade. Muitas vezes desejamos muito fazer alguma coisa, atingir algum objetivo, mas esbarramos em um obstáculo quase intransponível, ou seja não sabemos como chegar lá, e isso é algo que sempre é frustrante, esse fato de alguém querer muito conseguir alguma meta, e descobrir que não sabe como fazer para atingi-la, e nem tem a habilidade necessária para fazê-lo. Num caso desses, temos duas alternativas, ou vamos à luta para aprender os meios de conseguir chegar lá, ou simplesmente entregamos os pontos e desistimos de nossos projetos. E é aí que a porca torce o rabo.

Uma desistência sempre é frustrante. É extremamente desconfortável ver-se nessa situação de impotência de ter que desistir de um sonho por absoluta incapacidade, e isso acontece quando sonhamos alto demais, quando nos impomos objetivos inalcançáveis. O grande segredo consiste em estabelecer limites compatíveis com nossas possibilidades e recursos, entendendo que o progresso paulatino é melhor método. Uma expressão antiga dizia que era impossível "abraçar-se o mundo com as pernas". Continua sendo.

Se queremos muito conseguir alguma coisa, temos que sentir que possibilidades teremos, e o que teremos que fazer para tanto, e dessa maneira, com um planejamento feito poderemos saber se o projeto é exequível. Em sendo, se compensará nos atirarmos à luta para conseguir executá-lo. Praticidade e bom senso é o segredo. Por vezes, a frustração de não conseguir realizar um projeto nos impede de ver que ele não seria útil para nosso futuro. Iríamos esgotar recursos para sua consecução, sem que houvesse benefícios futuros. Se houvéssemos planejado adequadamente, poderíamos detectar o problema.

E, principalmente, há que se ter presente que devemos contar unicamente com nossos próprios recursos individuais, pois nem sempre poderemos contar com ajuda de quem quer que seja, pois as pessoas com quem podemos contar, nem sempre estão dispostas a tanto.

Assim sendo, um dos melhores meios de se evitar a desconfortável sensação de infelicidade é sempre traçarmos nossa vida por rumos adequados às nossas condições e possibilidades. Sonhar muito alto, muitas vezes provoca grandes quedas. Sonhar sim, mas dentro de limites razoáveis, sabendo traçar o caminho.

Saber usar nossa energia interior é o ponto fundamental, algo que permite que possamos fazer de cada dia, sempre UM LINDO DIA...

Marcial Salaverry
Enviado por Marcial Salaverry em 11/07/2022
Código do texto: T7557138
Classificação de conteúdo: seguro