MESMICE

MESMICE

“Se pessoas estimáveis caíram em erro, não lhes aumentes o peso da culpa, destacando-lhes esse ou aquele gesto infeliz”.

Na língua mãe, na expressão escorreita da palavra, mesmice tem a sinonímia de ausência de variedade ou de progresso; inalterabilidade, bem como: marasmo, pasmaceira. O período atual, a política brasileira, a educação, a saúde, a segurança e os demais serviços sociais continuam na mesmice. Descasos? Sim. Chegamos à determinada situação em que a tendência natural das coisas é piorar. Ninguém pode mais confiar nem na própria sombra. A corrupção tomou de conta do País. É escândalo por cima de escândalos e ninguém toma providências. Governadores não cumprem decisões do STF ( Supremo Tribunal Federal), a suprema corte do Brasil. O que podemos dizer? Isso é vergonhoso, é uma cretinice sem tamanho, um desrespeito a população, nas decisões judiciais o direito adquirido foi morto e sepultado. As causas jurídicas são coisas banais, visto que aqueles que se sentem doninhos dos lugares em que governam tornam rei e não querem perder a majestade. Estamos num País sério ou numa ilha da fantasia?

Todo mundo quer comer, a fome de ganância é grande demais, o sabor do vil metal não sai da boca das autoridades constituídas desse país. Com raríssimas exceções a ordem geral é a locupletação. Querem cobrar na marra impostos Vampirizadores. Muitas vezes você não sabe que está pagando imposto, porque no Brasil ele vem escondido. Mas você paga e não é pouco. No preço do cafezinho o governo leva 36,52% de impostos. No litro do leite 33,63%, no detergente 40,5%, no refrigerante 47%, na velha cachacinha, 83,07%, na carne 18,67%, no cigarro 8’1,68%. No preço de uma televisão o governo leva mais 38%, na energia 45,8%, nos brinquedos 41,98%, no chope 56%, no xampu 52,33%, no preço do ferro elétrico 44,35%, na creme dental 42 e no frango nosso de cada dia 18%. Na totalidade de impostos pagos você ou nós iremos chegar à quantia mortífera de 75 impostos pagos quase todos os meses e a cada compra que efetuarmos. O mais curioso é que o Brasil não sai da miséria, visto que a concentração de renda está na cabeça, enquanto a cabeça come o corpo padece. É o egoísmo predominante no governo que nunca enche o saco, mas enche o saco dos brasileiros. A malfadada CPMF ( Contribuição ‘Provisória’ sobre Movimentação Financeira) tem que ser aprovada por cima de pau e pedra, é um toma lá da cá e no final das contas sobra de bandeja para os contribuintes. O que fazer? Polêmica na Universidade Federal do Ceará(UFC). Procurador pede anulação do vestibular. O resultado da primeira fase do vestibular da Universidade Federal do Ceará( UFC) foi divulgado, mas procurador da República Oscar Costa Filho questiona o edital do concurso e a invalidação, pela comissão organizadora do vestibular, de duas questões da prova. Oscar pretende ingressar na justiça com pedido de liminar solicitando a anulação do concurso. A UFC tranqüiliza vestibulandos e garante validade do exame.

Oito afogamentos na praia em intervalo de cinco horas. Oito casos de afogamentos na Praia do Futuro e no Caça e Pesca no final de semana surpreendem Corpo de bombeiros. Esse número serve como alerta para período de alta estação, quando ocorrências costumam duplicar. Buracos e pedras na areia e fortes correntezas são as principais causas. País terá 1 milhão de novos casos de câncer em 2 anos. Enquanto nos países desenvolvidos, a incidência do câncer aumenta e a mortalidade diminui, a ocorrência e a letalidade aumentam no Brasil. Em 2006, 130 mil pacientes morreram por causa da doença. Especialistas sugerem prevenção e diagnóstico precoce. Estado vai contratar sete mil servidores até 2010 afirma governador do Estado. Impostômetro chega a R$ 800 bilhões. Os brasileiros já pagaram R$ 800 bilhões em tributos este ano. Será realizado em Fortaleza o feirão do imposto. E haja taxa para pagar. É um - tal de come- come que não acaba mais. Garota estuprada na Arábia é condenada à detenção e 200 chibatadas. Garota saudita vítima de estupro coletivo em 2006 foi condenada a 200 chicotadas e a seis meses de detenção. Militantes dos direitos femininos questionam a aplicação da shaira, a lei islâmica, além do fato de as mulheres terem a palavra cassada nos tribunais e não poderem dirigir carros ou ficar sozinhas na presença de homens que não sejam parentes. Pode Freud? Iceberg afunda navio com 154 pessoas a bordo nas águas da Antártica. Ninguém morreu. Ronda do Quarteirão começa. Muito tímida a ronda do quarteirão começa no bairro Bom Jardim na periferia de Fortaleza. Ex- presidente do Banco do Nordeste Byron Queiroz é condenado à prisão. Mais 4 ex-diretores também são apenados. Quem disse que aqui no Ceará não tem laranja, está muito enganado. Parte da asa de um Ultraleve se solta e mata os dois tripulantes num bairro de Fortaleza. Ceará poderá ter mais 56 municípios e tome mais cabide de empregos. Navio com tripulantes suspeitos de malária permanece ancorado no Porto de Recife em Pernambuco.

É gás ou carvão mineral para siderúrgica que tem promessa para funcionar em 2010. É mais uma novela que começa no Ceará e não tem data para encerramento. Em Maranguape-Ceará, homem atira em 5 da mesma família e mata mãe e filha e tenta suicídio. Que tristeza meu Deus. Quanto mais se bate na violência mais ela cresce, é uma pena que não haja conscientização do povo. Parece até que a vida não tem valor.

ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI E ALOMERCE.

Paivinhajornalista
Enviado por Paivinhajornalista em 27/11/2007
Código do texto: T755542
Classificação de conteúdo: seguro