E Se????

“…Eu tento apenas mostrar cantando

O lado oculto do meu coração

Eu tenho às vezes no olhar tardes de chuva

E sons percorrendo alamedas na memória

Eu tento apenas mostrar cantando

O que há nos lagos do meu coração…”

(Trecho da música “Amigos Novos e Antigos” de Aldir Blanc e João Bosco)

Muitas vezes eu me pego melancólica, pensando na existência. O olhar abrigando uma verdadeira tarde de chuva.

Quantas vidas cabem em uma alma, em um coração?

No entanto só uma pode ser vivida.

Será que nossas escolhas sempre nos levam para aquela que nos cabe, que nos é destinada?

Aí vem o questionamento: e se tivesse sido outra a escolha, teria sido mais feliz?

Um coração, uma alma, um espírito cabem em convenções, em leis, em contratos?

Quando somos adolescentes a vida pulsa freneticamente em nós, as emoções afloram, os hormônios estão em efervescência. Mas muitas escolhas nessa época são desastradas.

Por vezes me pego pensando no primeiro amor que não deu certo, na faculdade que queria fazer mas que por diversos motivos desisti e escolhi outra, no trabalho que troquei por outro que me parecia melhor, mais atrativo.

E se estivesse com o meu primeiro amor, como estaria? Aí vejo a vida dele hoje e percebo que não é a vida que queria pra mim. Quero exatamente a vida que tenho hoje. Então por que tantas vezes lembro dele e de outros amores?

Aquele curso que sonhava tanto fazer. Como estaria se tivesse cursado? Teria realizado meus sonhos profissionais? Olho para o que realizei e percebo que é exatamente a vida profissional que tive que me proporcionou independência. O curso que fiz foi exatamente o que precisava pra chegar até onde cheguei.

Percebo que o caminho que trilhei foi exatamente o que precisava pra me trazer até a vida que me cabia. Com algumas insatisfações, é verdade, mas é aqui que eu tinha que chegar.

Por que essas lembranças insistem em trazer o saudosismo, a dúvida, a vontade de saber até onde outros caminhos me levariam?

Talvez seja apenas aqueles sons do passado percorrendo as alamedas da memória e tentando mostrar cada lago no lado oculto do meu coração.

A vida real é esta que eu tenho. O resto, só fantasias que preenchem algumas noites vazias, lembranças de fatos que insistem em deixar saudade, coração que insiste em perguntar: E se????

A vida real segue em frente e lamentar o que não foi é deixar de viver o que é.

Nádia Gonçalves
Enviado por Nádia Gonçalves em 08/07/2022
Reeditado em 08/07/2022
Código do texto: T7555207
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.