O TEMPO...O TEMPO...
Sexta-feira, 8 de Julho de 2022
Uma das coisas que mais causam problemas ao ser humano é viver muito. Alcançar idade avançada pode ter várias interpretações. Uma delas é possível de se considerar isso como um castigo divino. E por vários motivos. E uma declaração dessa causa choque, principalmente naqueles que professam alguma religião. Classificarão tal análise como um sacrilégio.
No entanto, se cada um de nós pararmos pra analisar esta situação, com equilíbrio e sobriedade, é possível que a maioria chegue à certas conclusões que assim definem tal afirmação. E o primeiro fator a maltratar alguém em idade avançada é a saúde. E por mais que uma pessoa cuide dela. o tempo é implacável e destrói muita coisa em seu trajeto. E o corpo humano é uma delas.
O desgaste do cotidiano também pesa muito naquele de idade avançada. As disputas, pendengas, atritos e competições, promovem na pessoa um desgaste muito grande. Um desgosto também. E sob todos os aspectos. Mas uma coisa que atinge a esse elemento é a perda de prestígio. E isso, nesses dias atuais, acentuou-se de forma pra lá de distorcida. Isso porque tudo é novo, ou então sofre mudança radical e rápida, causando deslocamentos nos de mais idades. Mas isso não quer dizer que eles perderam suas condições. Não! Até pelo contrário. O aspecto empírico nessas pessoas é acentuado. Não se vive para perder e sim para ganhar. E os ganhos são muitos.
Mas a tecnologia anda destruindo a humanidade. Porque, paradoxalmente, alija pessoas. Principalmente no âmbito laboral. Antes um ser humano era muito capaz. Porque dependia dele e não de máquinas, instrumentos, equipamentos. Mas hoje, a tecnologia, através da informática e do computador, roubou do humano muitas das tarefas que ele realizava. E deu no que deu. Ou está dando. Pessoas sendo jogadas de lado, sem condições de trabalho. Ou então de trabalho subjetivo.
Agora, o principal. O idoso está sendo maltratado. De uma forma consciente, digamos. As próprias famílias andam abandonando-os. A única coisa que eles servem é para serem explorados, haja vista que suas aposentadorias, em muitas das vezes, sustentam parrudos. Está cheio de gente nova, que não quer saber de encarar a vida, sendo sustentado por idosos. Os mesmos que são largados por aí.
A capacidade humana restringiu-se a pouco. Os mais novos possuem limitações em todos os sentidos. Em compensação adquiriram uma metodologia especial em tratar o semelhante. Agem com frieza, indiferença e interesse. E só. Além de serem tais quais um bambu, oco por dentro e casca por fora, Não buscam interessar-se por nada a não ser por si próprios. É aquela história do "farinha pouca, meu pirão primeiro'. E dane-se o resto.
Por fim, aos idosos só resta viver na era Condor. Isto porque é dor por todos os lados. Mas além da dor física, a espiritual talvez seja a que lhe dói mais. No entanto é de espantar que quase todo mundo nessa vida, um dia, lá na frente, também será um idoso. Mas nem se preocupam com isso. Mas seria muito bom que o fizessem. Todos terão que ajustar-se com o tempo. E quando chegar tal hora, poucos terão capacidade de enfrentá-lo. Com segurança e coragem. Espere, então, a sua hora pra ver.