Presença histórica do Correio do Estado
Há 68 anos, no dia 7 de fevereiro de 1954, foi lançado o Correio do Estado, em Campo Grande, quando a atual capital de Mato Grosso do Sul tinha cerca de 32 mil habitantes. Com uma população atual estimada em 916 mil moradores, a cidade é hoje trinta vezes maior do que aquela que acompanhou os primeiros anos de circulação do jornal. Ao relembrar essa data, é oportuno falar dos valores construídos no transcorrer da sua respeitável trajetória de publicação ininterrupta. São sólidos pilares e caminhos priorizados desde os momentos iniciais, quando os fundadores do jornal – um grupo de cidadãos vinculados à antiga União Democrática Nacional – tiveram a feliz iniciativa de contratar o jornalista José Barbosa Rodrigues para gerenciar a empresa.
Passada a fase inicial e exitosa de realização dos objetivos do grupo político, iniciava-se um período bem mais desafiador em que José Barbosa Rodrigues resolveu lutar para manter a circulação do periódico, assumindo, nos anos seguintes, a direção da empresa. As escolhas feitas ainda nessa fase inicial já sinalizavam para a valorização do jornalismo profissional, um traço marcante que acompanharia as suas sucessivas décadas de publicação. Assim, o jornal registrou e participou de diferentes períodos da história da cidade, do estado e do país.
Entre as bases construídas ao longo do tempo estão as campanhas assumidas, buscando informar a população a respeito das mais relevantes questões. Assim, ao fazer uma síntese dos fatores que mostram a presença histórica do jornal, é oportuno lembrar da campanha perene em favor dos diferentes ângulos do desafio democrático de fazer um país maior, generoso e melhor para todos. O jornal que nasceu no período de redemocratização, iniciado no pós-guerra, perseverou nessa linha de compromisso. Soube atravessar com altivez os difíceis anos do Regime Militar, quando participou da exitosa campanha em favor da criação do estado de Mato Grosso do Sul.
Do ponto de vista histórico, o mais importante é entender o significado dessas escolhas em sintonia com o contexto e a maneira como foram superados os desafios, em busca da maturidade no desafiante campo da imprensa. Entre os ideais cultivados desde o início de sua trajetória, está a precedência do compromisso com divulgação de informações corretas e com o eterno combate às notícias falsas. A título de exemplo, em suas páginas, há espaço tanto para o sucesso do agronegócio regional; para a modernização da malha ferroviária do estado; assim como para o grave problema social das dezenas de favelas existentes na cidade ou para a falta moradias populares.
Para finalizar, a presença do jornal na história do Mato Grosso do Sul nasceu dos ideais do jornalista José Barbosa Rodrigues, que por quase meio século viveu o cotidiano da empresa. Sua competência e cultura humanista foram transmitidas aos seus filhos e demais familiares, também jornalistas, e sempre serviram de inspiração para os funcionários da casa. O coletivo aprendeu como fazer um jornalismo moderno, dinâmico e profissional. Sobre esses sólidos alicerces, que venham outras tantas inovações tecnológicas da era das mídias digitais e vida longa ao Correio do Estado!