RESQUÍCIOS DA MEMÓRIA SENIL

OBS: consultando meus arquivos de manuscritos encontrei esse texto feito, creio eu, para ser "recitado" em videoclip caseiro para o YouTube. Posto agora, com muito atraso, pelo interesse que irá despertar nos "sessentões", que viveram a época aqui retratada. (NATOAZEVEDO)

***********

RESQUÍCIOS DA MEMÓRIA SENIL

"Quem não é belo aos 20, nem forte

aos 30, nem rico aos 40, nem sábio

aos 50... nunca será nem belo, nem

forte, nem rico, nem sábio.

G. HERBERT

Eis que, de repente, me veio a lembrança de um "jingle" -- era assim que se denominava a parte musical dos antigos "reclames", a propaganda na TV dos anos 60 -- das Casas Pernambucanas, onde uma dona de casa bem parecida com a Vilma (esposa dedicada do Fred Flinstone) saía dançando pela sala, a cantar, depois de enfrentar uma espécie de lobisomem, representando o frio. No desenho animado vê-se uma sala... batem na porta:

-- "Quem bate" ?!

-- "É O FRIO" !!! Aí, ela sai pela sala, cantando:

-- "Não adianta bater / que eu não deixo você entrar... / as Casas Pernambucanas / é que vão / aquecer o meu lar. / Vou comprar flanelas, / cobertores eu vou comprar... / e nem vou sentir / o Inverno passar" !

Passados 50 ANOS a imagem segue indelével em algum canto da memória, assim como os 3 porquinhos seguindo a Mamãe Porca, num outro anúncio, este das famosas CASAS DA BANHA... "vou dançar o cha-cha-chá" ! / A alegria vem de lá... / Também vou aproveitar... / é lá que eu quero comprar"! E a fim de cada verso os 3 pequenos cantavam em coro "CASAS DA BANHA" !!! Quem diria... 600 MESES depois os 3 leitõezinhos ainda dançam dentro do meu cérebro, os metais estridentes ecoando no cerebelo indefeso. É bom lembrar que as CASAS DA BANHA são anteriores, na Zona Sul carioca, aos supermercados MAR E TERRA, DISCO e o MERCI, entre outros dos quais não lembro o nome.

Mas, o anúncio que mais me impressionou era um desenho; curiosamente nos primórdios da TV nacional (anos 50/60) quase tudo nas propagandas era desenho, creio eu que produzido nos Estados Unidos, provavelmente as empresas de marketing da época não teriam "know-how" (conhecimento técnico, lê-se "nou-ráu") criar tais anúncios no Brasil. Contava a história de uma tartaruga ferida, salva por um menino pescador japonês e que, como prêmio, o leva para o Brasil nas costas, até que a saudade o faz querer regressar para sua terra natal, de avião da VARIG, é claro. Essas canções gravei no YouTube (acessar... NATOAZEVEDO - Reclames NA TV dos anos 60 (anúncios antigos) *** https://youtu.be/sv13ElvFEI8 *** registro mais do que necessário de lindas obras do gênio humano.

A voz na canção é de uma jovem: "YURASHI MATAHO, / um pobre pescador, / salvou uma tartaruga / e ela, de presente, / ao Brasil o levou. / Pelo Rio encantado / êle se apaixonou / e por aqui ficou. *** Passaram muitos anos,

de repente / a saudade invadiu seu coração. / Comprou uma passagem da VARIG / e partiu feliz para o Japão". / VARIG, VARIG, VARIG !!!

Por incrível que pareça NINGUÉM se lembra dessa propaganda... e olha que já consultei muita gente. Ela é de 1962 ou 63 e passava, creio eu, na TV TUPI, isso no Paraná.

"NATO" AZEVEDO (texto de 18/julho de 2016)