CRÔNICAS DE NOSSAS VIAGENS

Chegamos às 8h 12, de um sábado, 12 de Março de 2022, em cidade de Queimadas Bahia, o pesquisador Jose de Jesus, aí visitamos a Queimadas Velha, vimos casarões dos séculos XIX e XX, houveram algumas mudanças, mas encontramos, casas no estilo Chalé e também as ruínas da Igreja com Paredes de Pedras, restando-se a fachada e dentro de uma roça,. Perto do Rio Itapicuru em Queimadas, naquele sábado, 12 de Março de 2022, visitamos o Mercado de feira livre; ao sábado e lá vendiam frutas, hortaliças e outras variedades, não tendo camelôs de outras cidades regionais. A nossa visita na parte histórica, podemos ver a casa da antiga estação ferroviária de Queimadas, por volta das 10h 15, o sol quente mas estava entre nuvens.

O Rio Itapicuru, estava cheio de água e sobre o mesmo uma Ponte de ferro, por onde passam os Trens de cargas de Mineros como ferro e Crômos, vindo do Socotó da Região de Senhor do Bonfim e Caraíba metais região de Jaguarari Bahia.

Em Queimadas os pontos são preservados, como casas antigas de 1815, ano da Fundação, naquela época Queimadas, era dominada pelos capitões e coronéis do final do Século XIX , e no começo do século XX, portanto Queimadas em 1897, por lá desembarcaram as Tropas do Exército como força militar da 2ª Expedição do Major Febrônio de Brito e do Exercito do Brasil, tendo a 3ª Expedição do coronel de Infantaria Antônio Moreira César e a 4ª Expedição do Gen. Artur Oscar de Andrade Guimarães, há 125 anos, em Queimadas na Bahia, encontrava-se invadida por esses militares e dizia ali ser a 1ª Base de Operações.

Era segunda-feira, 11 de abril de 2022, este cronista fez uma viagem pela Ba 220 e depois pela Br 116, passamos pelo povoadinho de São Bento e ao Leste encontrava a verdejante Serra do Girau, logo após, estávamos em povoado de Bendegó distrito de Nova Canudos Bahia, daí seguimos de Carro preto, de Joselito de Jesus Santos, com destino ao Parque estadual de Canudos a 9 km, paramos e deparamos com o recepcionista Paulo Regis, esse pediu a mim e ao motorista Joselito , para irmos a sua casa dentro do Parque, lá conhecemos uma varanda de sua casa, em forma de Museu Residencial. Encontravam , chapéus velhos, balas, cascas com balas de Granadas de 1897, quando ocorreu a Guerra de Canudos.

Nós visitamos o Instituto Popular Memorial de Canudos e fui fotografado por Joselito, inclusive em Igreja Museu do Instituto Popular Memorial de Canudos, onde encontram Toras de Madeiras cedros, ambas foram doadas a Paróquia de Canudos, essas toras vieram de Juazeiro BA, e encontra em IPMC Instituto Popular Memorial de Canudos , desde 1995.

Finalizamos o passeio cultural, em Bar e Restaurante de Madalena, contém duas piscinas e tendo piso em volta algumas casas residenciais, no Alto do Beatinho, próximo o (Canudos Velho), ao leste fica o açude de Cocorobó, com partes das suas águas baixas, vimos capins, matos, algarobas, e passamos de carro sobre a Ponte de 1940, juntamente com Joselito, esse conheceu as ruínas da 2ª igreja de Santo Antônio de 1906 a 1912, quando essa Igreja era inaugurada, mas as ruínas estava em terra seca, na Seg. 11 de Abril de 2022, em volta das paredes da Igreja, encontrava água do Açude, não chegamos até os Arcos dessa Igreja, e antes da mesma podia ver sem água, o Pedestal da Matadeira, o Canhão usado em 1897.

O povoado de Bendegó, está diferente daquele de 1996, quando tinha estrada de terra, hoje contém asfalto, em Canudos Velho, só existe na história, o arraial não existe mais o açude de Cocorobó, sobre a ponte do 2º arraial de Canudos, ao retornarmos nos deparamos com um rebanho de Bovinos e um Vaqueiro sem trajes de couro, esse tangedor usava moto em vez de está montado em um cavalo. Assim vamos dando notícias de Monte Santo no Sertão Baiano, na Sexta-Feira da Paixão em 15 de Abril de 2022, o caminho da Serra do Piquaraçá, pela manhã de Sexta-Feira, 15 de Abril de 2022, congestionou-se de pessoas, desde a madrugada, encontravam pessoas subindo e outras descendo, isso no caminho da Serra da Santa Cruz, aí ficamos em Rua Senhor dos Passos, observando os Romeiros (as), às 6h40 viam as pessoas, adultos e crianças suadas e ofegantes pelo forte calor, ambos já desciam da serra, isso às 7h38, a descida das imagens de Nossa Senhora da Soledade, São João Evangelista e Senhor Morto no Esquife e a Cruz seguia em frente da procissão e os irmãos da irmandade do Santíssimo Sacramento Santa Cruz, atrás das imagens, surgia uma multidão, isto é, de pessoas descendo pela rua Senhor dos Passos de acesso a cidade Monte Santo Bahia.

Não houve integração da Filarmônica, nesse trajeto, que toda a Sexta-Feira da Paixão, acontecia a espera na Rua Senhor dos Passos, na Sexta-Feira da Paixão de 15 de Abril de 2022, não teve os músicos tocando os cânticos em louvor a Santa Cruz, nem na quinta-feira, 14 de Abril de 2022, não aconteceu a comemoração, com a filarmônica.

A noite de sexta-feira, 15/04/2022, acontecia a litúrgia da palavra e a procissão com as imagens já mencionadas pelas principais ruas, Cel. Caldas, Rua das Flores, Manoel Novaes, Hélcio Cardoso de Matos e Av. Luís Eduardo Magalhaes, chegando no Adro da Igreja Matriz. Finalizando e no Sábado de Aleluia teve a Missa, depois deixou de ser realizado a queima de Judas. Aconteceu em 2018, está com 4 anos, sem essa tradição da queima de Judas em Monte Santo Bahia, desde 1941, teve José Martins dos Santos (Zé Preto).

Voltando-se essas datas para mencionar, a segunda-feira, 11 de Abril de 2022, quando completou 95 anos de idade, de José Canidé de Moraes, é tipógrafo, escritor, e é do povoado de Santa Rosa, zona rural do município de Monte Santo Bahia, Zé Canidé encontra-se atualmente residindo em cidade de Juazeiro da Bahia.

A outra aniversariante chama-se Galdina Maria de Santana, que completou na Terça-Feira, 19 de Abril de 2022, os seus 80 Anos de Idade, essa octogenária está residindo-se, em Fazenda Muquém, onde Galdina faz Jarras, Panelas, Bules, Copos de Barro, tirado ali perto. Essa senhora Galdina ainda trabalha em sua roça, fazendo o plantio de abóbora, milho, feijão de rama, e de arranco na época de safra faz a colheita.

Encontram-se, em atividades de ceramista a Galdina Maria de Santana, ela tem origem indígena, consta que a sua Bisavó era índia, e morava na Serra do Muquem, esse local encontra-se cercado de serras.

As 3 versões textuais dessas crônicas, refletem-se o Sertão que além desses fatos, temos poetas, improvisadores de versos, escritores populares, cordelistas incluindo esse que vos escreve essas matérias.

Venham visitar o Museu do Sertão, na Rua Frei Apolônio de Tody, em Monte Santo Bahia, e seja guiado em Museu do Sertão, por mim, e fique sabendo da história Local e Regional.

Zé do cordel
Enviado por Zé do cordel em 29/06/2022
Código do texto: T7548518
Classificação de conteúdo: seguro