SÃO PEDRO E SÃO PAULO

S. Pedro foi o segundo pescador a ser chamado para seguir Jesus. Ele era mais novo que Santo André, seu irmão, que foi o primeiro homem a ser chamado para compor os doze apóstolos de Cristo.

S. Pedro é reconhecido como o príncipe (principal) dos apóstolos, por ser a base da real igreja cristã. (Mt 16:18 –“tu és pedra e sobre esta pedra edificarei a minha igreja” e em Mt 16:19 “eu te darei as chaves do céu”).

Há dúvida sobre a origem do título de Papa que se dá ao chefe da Igreja Católica Apostólica Romana, que tanto pode ser das iniciais de Petri Apostoli Princips Apostolorum (Pedro Apóstolo Príncipe dos Apóstolos), ou das duas primeiras sílabas da referência carinhosa Pater Pastor (Pai pastor).

S. Pedro terminou o seu apostolado em Roma. Morreu crucificado e foi sepultado no monte Vaticano, uma das sete colinas da cidade.

Neste local está edificada a Basílica de S. Pedro, e o Estado do Vaticano (país independente dentro da Itália), sede da Igreja.

Por ter sido pescador, S. Pedro é o padroeiro da profissão e no dia em que se comemora a sua data, a colônia de pescadores Z1 do Recife/PE, promove procissão marítima bastante concorrida.

Nesta mesma data se reverencia S. Paulo, mas apesar da sua importância para a consolidação do cristianismo pelo trabalho apostólico e pelas cartas que escreveu para as recém-fundadas igrejas cristãs, seu nome não recebe o mesmo destaque de S. Pedro, o “pescador de homens”.

Com a festa de S. Pedro e S. Paulo encerram-se as comemorações juninas.