Encarando Os Fatos
Eric di Vale
Outro dia, estava falando com alguém a respeito de como as pessoas se comportam em relação aos seus próprios problemas.Tomei como exemplo um conhecido que, com freqüência, vive responsabilizando os outros pelas mais variadas situações das quais vem passando.
Visto que fazia muitos anos que eu vinga escutando a mesma ladainha, terminei fazendo o seguinte questionamento: "Tem alguma coisa errada aí".
É claro que tinha pois eu o conhecia de longa data. Por essa razão pensei dizer a ele o seguinte: "Todas essas pessoas de quem você vive falando tiveram alguma responsabilidade no seu 'insucesso'. Mas e você? ".
Quandi me lembrei disso, cheguei a conclusão de que já estava mais do que na hora dele ouvir uma verdade e, quem sabe, fizesse um exame de consciência.
Caso tivesse dito isso... Provavelmente, eu me tornaria "mais um " a entrar para a "lista negra" dele e, certamente, me responsabilizaria pelos seus problemas.
É sempre assim: em vez de encarar árdua tarefa responder pelos seus atos, todo mundo prefere culpar um terceiro, mesmo que esse não tenha nenhuma responsabilidade.