Um filme de Sailor Moon anunciou o caos

 

Miguel Carqueija

 

"Moon revenge", da trilha sonora da animação de longa-metragem "A promessa da rosa" de 1993

 

Uma das canções mais extraordinárias que eu conheço, tanto na melodia como na letras e, ainda, na interpretação original, é “Moon revenge”, ou seja “A vingança da Lua”, composta por Fuyumori Kayoko (letra) e Kosaka Akiko (melodia) com arranjos de Hayashi Yuuzou para a trilha sonora do clássico da animação japonesa “A promessa da rosa” (1993), primeiro filme de longa-metragem da franquia Sailor Moon, criada por Naoko Takeushi. A interpretação é das dubladoras originais das “sailors”: Kotono Mitsuishi (Sailor Moon), Michie Tomizawa (Sailor Mercúrio), Aya Hisakawa (Sailor Marte), Emi Shinohara (Sailor Júpiter) e Rica Fukami (Sailor Vênus).

 

Japonês

 

Yatto tadoritsuita ai, nigirishime

Chiisa na nemuri ni yasuragu hito

Tojita mabuta ni sayonara, kuchidzukete

Toki no hanazono ni anata okizari ni shita

 

Ai wa yume no mama de wa

Tsudzukanai

Musaboreba, utsukushii shikabane

Soredemo

 

Nozomu no nara, oikakete kite

Ano kuchidzuke wa akai tattoo;

Sadame no yokoku kizamu tattoo

Watashi ni nara, hitome de wakaru

Kuchibiru-gata ni itamu tattoo;

Kakusenai wa anata

It's moon revenge, wooo...

 

Yami ni tojikomerarete mo hikareau

O-ra wa kesenai, tajiro ga nai

 

Sukete miete'ru wakare de moe nagara

Tsugi no meguriai mo mata anata ga ii to

 

Ai wa fukaku naru hodo

Yokubari de

Toiki sae shibaritai rifujin,

Soredemo

 

Hikari no uzu noboritsumete'ku

Akai kioku wa doku no tattoo

Mirai no kaosu shimesu tattoo

 

Futari de nara, kudakechiru made

Kuchibiru-gata ni itamu tattoo

Daita mama de ii wa

It's moon revenge, wooo...

 

Nozomu no nara, oikakete kite

Ano kuchidzuke wa akai tattoo;

Sadame no yokoku kizamu tattoo

Watashi ni nara, hitome de wakaru

Kuchibiru-gata ni itamu tattoo;

Kakusenai wa anata

It's moon revenge, wooo...

 

LETRA EM PORTUGUÊS

 

https://www.youtube.com/watch?v=pZpAZ0eiIjo

 

Performance das cantoras

 

https://www.youtube.com/watch?v=bBOiASyHUvE

 

Vinheta da animação “A promessa da rosa”:

 

https://www.youtube.com/watch?v=tLWQjQn9_nM

 

É interessante notar que, ao longo da saga de Sailor Moon nos quadrinhos e filmes, de vez em quando aparecem umas dicas que se assemelham a premonições, se considerarmos o que vem acontecendo no mundo. É verdade que hoje em dia se fala muito em supostas profecias ou premonições em filmes de Hollywood sobre super-heróis, ficção científica e até os Simpsons, mas existe a opinião de que não se trata de premonições mas de sutis avisos da Nova Ordem Mundial sobre o que já vinha sendo planejado e aprontado em silêncio, para a sociedade já ficar se acostumando com o controle social e outros flagelos.

Mas isso não bate no caso de Sailor Moon, por ser uma série que realmente passa valores, conforme a espiritualidade japonesa, e Naoko Takeushi, afinal de contas, foi sacerdotisa xintoísta antes de ser desenhista.

Na equipe da Princesa da Lua aparece Sailor Marte (Hino Rei), que é aprendiz de sacerdotisa xintoísta no Templo Higawa, local habitual de reunião das “sailors”. E Hino Rei, segundo Naoko, é sua “alter-ego”. Ora, Hino Rei tem poderes de vidência e premonição.

Quanto à canção “Moon revenge”, não foi composta por Naoko mas sabe-se que ela foi consultada pela letrista Fuyumori Kayoko. Ora, a certa altura, sem mais nem menos, a letra fala no “caos do futuro”. O que quer dizer isso?

A história fala de um grande amor e uma separação dolorosa e longa, e que realmente acontece com os personagens Usagi Tsukino (Sailor Moon) e Mamoru Chiba (Tuxedo Mask), na verdade um amor milagroso, que transcende o tempo e sobrevive aos sofrimentos.

 

Akai kioku wa doku no tattoo

Mirai no kaosu shimesu tattoo

 

“As memórias vermelhas são uma tatuagem envenenada mostrando o caos do futuro, a tatuagem.”

 

Mirai no kaosu = caos do futuro.

 

A tatuagem vermelha é a marca de um beijo com batom, mas aí surge uma hipérbole que compara essa “tatuagem de beijo” que deixa marca vermelha, com enigmáticas memórias vermelhas que mostram o caos do futuro.

Referência ao derramamento de sangue das guerras? Seriam essas as memórias vermelhas? E apontariam para o caos do futuro, um futuro de guerras e conflitos?

 

O filme “A promessa da rosa” é de 1993. Na continuação do mangá e dos animês de Naoko Takeushi, na parte final da saga de Sailor Moon, surge Galáxia, a super-vilã que, possuída pelo demônio do Caos, desce à Terra para confrontar a Princesa da Lua Branca, que representa o Cosmos, ou seja, a ordem divina. Todo o mangá, em seus diversos volumes, é da década de 1990. No dia 11 de novembro de 2001 o caos se instalou na Terra, na vida real, a partir do ataque às Torres Gêmeas em Nova Iorque.

E de lá para cá o caos tem crescido assustadoramente na vida social, moral e política da humanidade, com o agravante da crise climática, ambiental e sanitária.

Está anunciado para 2023 o épico duplo “Sailor Moon Cosmos”, produção da Toei supervisionada por Naoko Takeushi. Pela primeira vez em animação de longa-metragem (e em duas partes, como “Sailor Moon Eternal”, de 2021), poderemos avaliar melhor a mensagem do arco final de Sailor Moon, o combate apocalíptico entre Cosmos e Caos. E há razões para acreditar que 2023 será um ano crucial para a raça humana e o planeta Terra.

 

Rio de Janeiro, 25 a 27 de junho de 2022.