MEU CORAÇÃO FICA MEU CORPO VAI

Meu coração fica meu corpo vai

(Vento Lusitano)

“Ó mar salgado, quanto do teu sal são lágrimas de Portugal! Por te cruzarmos, quantas mães choraram. Quantos filhos em vão rezaram! Quantas noivas ficaram por casar para que fosses nosso, ó mar!“ “Navegar é preciso, viver não é preciso”. - (Fernando Pessoa).

Como se constata foi com muita competência e amor que o poeta reverenciou as conquistas dos portugueses, apesar das inúmeras dificuldades. Foi por força dessas conquistas é que um dia Dom Pedro I respirou o ar da terra de palmeiras, onde canta o sábia. Ele também muito amou nosso querido Brasil. Como conta a história, em 07 de setembro de 1822, proclamou a Independência do Brasil às margens do rio Ipiranga.

A pedido do imperador, seu coração permaneceu na cidade portuguesa e seu corpo foi trazido para o Brasil, o país que ajudou a tornar independente. O coração do imperador está protegido e guardado em formol numa igreja ao norte da cidade do Porto. A última aparição pública do órgão aconteceu durante a gravação de um documentário em 2015. Agora em 2022, duzentos anos depois, o Brasil pretende fazer uma celebração em homenagem a esse aniversário tão importante. O seu coração poderá ser transladado temporariamente para o Brasil”. Dom Pedro I tem grande importância para os dois países irmãos.

É uma significativa iniciativa referida celebração em homenagem a Dom Pedro I, pois como também diz o poeta Fernando Pessoa: “Tudo vale a pena quando a alma não é pequena”. Todas as ações e gestos, mesmo os mais simples e ínfimos, são de enorme importância quando feitos de coração e alma. Que o coração de Dom Pedro I, seu amor pelo Brasil, sensibilize e contagie a todos os brasileiros.

Vento Lusitano
Enviado por Vento Lusitano em 24/06/2022
Código do texto: T7544931
Classificação de conteúdo: seguro