đ” Um pĂȘnalti perdido Ă© para a vida toda
Mochila com âshortâ de nadar, toalha, tĂȘnis de futebol, bomba de ar e algumas ferramentas. Com esta configuração, bastava subir na bicicleta Caloi Extra-nylon e desafiar motos, carros, caminhĂ”es e ĂŽnibus para chegar ao Esporte Clube Vila GalvĂŁo. O âVilaâ ficava em Guarulhos e durante um tempo foi minha segunda casa. Mesmo assim era sempre um pouco mais seguro prender a âbikeâ enrolando uma corrente e fechando um cadeado.
AtĂ© hoje, me persegue um pĂȘnalti que desperdicei no campo do âVilaâ. Um penal perdido nunca serĂĄ esquecido. Por isso, apesar da pouca relevĂąncia do desperdĂcio, carrego a maldita imagem do goleiro defendendo uma simples bola. Pouco importava a relativamente eficiente execução de vĂĄrias modalidades esportivas de quadra, campo e salĂŁo de jogos. AtĂ© jogo âdos vĂ©ioâ eu me arrisquei, como Ă© o caso da âbochaâ (esporte dos octogenĂĄrios da colĂŽnia italiana). Pois Ă©, gols, golaços, dribles e campeonatos conquistados, nada supera a lembrança desse maldito pĂȘnalti.
1985, Bangu e Coritiba disputaram o tĂtulo brasileiro daquele ano. Por causa de um pĂȘnalti perdido o ex-jogador Ado do Bangu chora como criança sempre que dĂĄ entrevista lembrando daquilo. Tornou-se uma tragĂ©dia eterna e um fantasma a persegui-lo. Apesar de muito bom jogador, nĂŁo conseguiu conquistar o maior campeonato da equipe do estĂĄdio de Moça Bonita.
Certa vez, voltando do clube, acostumado com o trajeto, correndo âque nem loucoâ de bicicleta (como sempre), apesar das condiçÔes temerĂĄrias, realizei uma estupidez digna de âvideocassetadaâ: Acostumado a andar sem freio, parando a geringonça metendo o pĂ© no pneu, meu pĂ© enroscou no garfo. Assim, dei um âduplo twist carpadoâ e, com esta incrĂvel manobra, involuntariamente extraĂ um dente. Realmente, para quem presenciou o âsaltoâ, deve ter sido um espetĂĄculo de encher os olhos, digno do âCirque du Soleilâ.
Tive que conviver com os doloridos resultados da original e abrupta interrupção do pedalar. Como desisti do eficaz, mas dolorido, método de extração, nunca mais executei a intervenção improvisada.
Um pĂȘnalti perdido jamais serĂĄ encontrado; esse dente perdido, embora facilmente encontrado, fez com que eu achasse um mĂ©todo mais apropriado para frear a bicicleta em casos de emergĂȘncia.