"MISTÉRIOS" DA MEIA-NOITE

"MISTÉRIOS" DA MEIA-NOITE

"ME DEIXA SER RUIM, parece dizer,

entre buzinas, a multidão de capacetes

sem rosto"... - MATHEUS PICHONELLY

(in YAHOO NOTÍCIAS, 20/06/22, 10:43)

A Amazônia volta a ser centro das atenções do Mundo mais uma vez... antes disso só me lembro da ECO 92, lá no Rio, de onde eu saíra 9 anos antes, para vir para esse anteriormente "Inferno Verde". Sarcasmos à parte, para alguns continua sendo, os ecologistas assassinados não me deixam mentir ! Nos anos 60, início dos 70, SALLY KNOPF -- uma judia vinda dos campos de concentração nazistas -- deixou registrados em livro de memórias as AGRURAS e dificuldades de se viver nestas bandas... e já apontava nelas a presença de garimpos, os prejuízos para os rios da região e os problemas (roubos, bebedeiras, mortes) que traziam. Seu livro "HUMILHAÇÃO E LUTA - UMA MULHER NO INFERNO VERDE" traz na capa figura feminina correndo de labaredas. Os dois Cruzados por um Mundo verde sucumbiram nelas !

Viver na Amazônia pouco tem de AVENTURA, "doutor Jair"... é quase todo o tempo um enorme sacrifício e só com muita força de vontade quem "é de fora não entrega os pontos". "Por qué no te callas" ?!, sugeriu um presidente latino a essa triste figura de Brasília, que parece não cansar de falar besteiras.

A começar pelo clima, calor infernal o ano inteiro, quase tudo conspira para tornar difíceis os dias do "branquelo" que ousar "mudar de ares" e vir para a Amazônia... são 9 ou 10 Estados (fora os 3 ou 4 países vizinhos) e, quem pára em Belém, fica no paraíso, que nada tem da real Amazônia, a que tragou a vida, a luta e os sonhos do jornalista inglês e seu guia brasileiro que -- está nítido -- foram para uma emboscada. BILHETE de ameaça é coisa de mandante... pessoas comuns resolvem suas pendências "no braço", "no tapa", na "porrada". Só se irá chegar a êle(s) quebrando o SIGILO telefônico de vários dos envolvidos, a começar pelos 2 juízes que se fizeram advogados "de primeira hora" do sujeito que nem acusado era ainda. O "Pelado" número 1 vai se desmentir quantas vezes puder... quer tumultuar as investigações. Todos se conhecem naquelas regiões... se existiam DOIS "Pelados", isso seria comentado desde o primeiro momento; só agora, dez dias depois, o segundo "apelido" surge e, pior, ligado ao "Pelado" mais conhecido, primo (?!) do anterior. Isso já tem "cheiro" de estratégia de defesa !

Mas, voltemos à Amazônia que só os que aqui nascem conhecem de fato: até os mosquitos e pernilongos ("maruíns e carapanãs") detestam o "estrangeiro". Temos "sangue doce" que exala açúcar com o suor e "soa" como manjar aos microinsetos. A maré é outro "inimigo" e mesmo se tendo barco (ou canoa) a motor tem dias que se sai de madrugada por necessidade e, a qualquer hora, se mete os pés no lodaçal até os joelhos porque a maré "secou", virou, vazou. Os 2 condenados por lutarem por um Mundo melhor foram mortos na beira do rio, ali mesmo esquartejados e só então levados (em sacolas ou bolsas) por 3 km e CEM metros -- quem os mediu ?! -- e lá incinerados, para não serem reconhecidos. De outro modo seriam necessários pelo menos 4 homens em duas "macas" rudimentares (até 8, mais um "mateiro" para abrir "picadas"), deixando rastros na mata virgem que até um cego encontraria.

TRILHAS em linha reta são coisas de escoteiro... "caminhos" na mata cerrada evitam espinheiros, grandes árvores, trechos alagados, pequenos montes, uma infinidade de empecilhos e deixam SINAIS de passagem que qualquer mateiro vê logo. Se precisaram andar tanto -- com Dom e Bruno ainda vivos (?!) ou cortados em partes -- é porque a área já estava desmatada e necessitavam localizar mata espessa a considerável distância.

Os "bolsominions" querem ver "seu chefe" longe deste problema internacional mas, ao defender com tanto empenho até 4 armas por pessoa "para proteger a Amazônia e a Democracia" (?!), o "Mito" CONTRIBUIU e muito para a morte destes altruístas da Ecologia mundial. É mais um ítem -- nessa imensa série de barbaridades e delitos do mais INDIGNO e estúpido dos presidentes que o Brasil já teve -- a acrescentar à sua "biografia". E não tem MOTOCIATA que "camufle" esta realidade !

"NATO" AZEVEDO (em 21 de junho de 2022, 20hs)