Arcos, Aros, Ares do Barroco ao Moderno

Arcos, Aros, Ares do Barroco ao Moderno

Não mais ângulos retos. O segmento AB de uma reta traçada é limitado por dois pontos, mas a curva é infinitude de possibilidades: parábolas e hipérboles.

E assim é tudo que se vê naquela escola que dizem projetada por arquitetos do modernismo. As políticas públicas deixaram incongruentes e o projeto ficou pela metade. Basta olhar as curvas, cunhas, e a imaginação verá traçados do arquiteto.

E as aulas de desenho geométrico e matemática vêm à lembrança: “dois, pi, erres”, a parábola e hipérbole...

Observe atentamente as curvaturas e o desenho entre a laje do piso e a curva da rampa. Abstraia-se e deixe a memória trazer a lembrança de saudosos professores daqueles anos juvenis.

Para fazer parte daquele seleto grupo de estudantes haveria de se fazer concurso de “Admissão”. E estando lá haveria de se cuidar para não ser jubilado. A escola era pública, mas aquela sociedade daquela época era excludente.

Se na época da Monarquia rezava, na República, calcula-se.

O barroco cedia lugar ao moderno.

Instagram

https://www.instagram.com/laocoonte2/

Curta a Página do FACEBOOK

https://www.facebook.com/PoetarPoesiaArte

Leonardo Lisbôa

#POETAR

#EscolaPública

#Educação

#ColégioEstadual

#Arquitetura

Leonardo Lisbôa
Enviado por Leonardo Lisbôa em 23/06/2022
Código do texto: T7544143
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.