"Same" Parte 02

Uma "boa nova" chegou através de um membro da OPB (Organização dos Pichadores da Bartô): "Pintaram o muro da fábrica de velas!". Ficamos eriçados para sermos os primeiros pichadores a deixar nossos "nomes" lá…

Não tínhamos dinheiro para quase nada, mas fizemos um rateio e compramos uma lata de Colorgin preta ( "tala", na linguagem dos pichadores). Nos encontramos por volta das 20:00 e pegamos a Avenida Guadalajara (atual Tancredo Neves) o local ficava há uns quinze minutos de distância…

Era inverno, naquela via mal iluminada caminhávamos a passos rápidos contra o gélido vento, no meio do caminho, o Catarro, teve um mal pressentimento, largou a "tala" de Colorgin no chão e voltou para casa. O Sobrancelha, pegou, malocou, e continuamos…

Ao chegarmos à fábrica de velas, o Sobrancelha, que estava com a "tala", já mandou seu "nome" na alva parede virgem. Quando meu irmão Nino ia mandar o dele o portão se abriu, era o vigia…

Demos meia volta e seguimos na direção contrária com um "ar inocente", em vão: "Ei, vocês, parem aí"! Falou o vigia. Continuamos andando: "Não vão parar não safados?" Completou ele. O Sobrancelha gritou: "Corre!" e virou a direita, sumiu em meio ao matagal…

Eu e meu irmão seguimos pela Guadalajara, até que ouvimos: "Pá, pá!" O vigia deu dois tiros, não sei se para o alto ou em nossa direção, só sei que saímos ilesos. Lembra do vigia do prédio comercial dizendo: "Deus os guarde!"?. Acho que foi isso, mas eu, o "Same", não desisti da carreira de pichador, pelo contrário, me gabava por ter escapado dos tiros ziguezagueando...

Fomos pichar o muro do Clube Vasquinho de Morro Agudo, para não correr o risco de ser pintado se fôssemos pegos, guardávamos o pino da ("tala") lata de jet no bolso.

Quando eu fui mandar meu "nome", peguei o pino, posicionei no orifício da "tala", mas por causa da escuridão não vi que a saída do pino apontava na direção do meu rosto. Quando encaixei o pino um jato de tinta veio no meu olho, larguei a "tala" no chão e fui para casa gritando: "Ai, meu olho, ai, meu olho…"...

Depois dessa ficou nítido que eu não levava jeito para ser pichador, era uma vez o "Same".