.....BIG BANG....
Em um dos discursos sacerdotal de Jesus, também conhecido como discurso de despedida, quando preparava seus Apóstolos para o derramamento do Espírito Santo, Ele louvava a Deus pai criador, por não ter revelado essas coisas aos Sábios e inteligentes e as revelado aos humildes e pequeninos.
Como é difícil aos letrados, com uma macrovisão sobre o huniverso e as coisas, compreender a existência de um deus, sobretudo o Deus dos Hebreus, revelado no livro do Gênesis e no primeiro capítulo do Evangelho de São João.
Um Deus oniciente, sabedor de tudo . Que fez todas as coisas. Que pode tudo. Que sempre existiu. Que sempre existirá. Que é a fonte da qual toda vida emana. Como entender o eterno? Como entender tudo isso com mente perecível e limitada?
A ciência foi criada para se opor ao Mito; para desmistificar o sagrado; para desvendar o fantástico, o fabuloso, o incrível e o milagre. E tem se dedicado nessa busca de maneira incansável e eninterrupta, com instrumentos e tecnologia cada vez mais sofisticado. A princípio o céu como o conhecemos era o limite, com a fantástica evolução da Ciência, descobriu - se que era apenas o começo.
Então para medir as incomensuráveis profundezas estelares, foi criado um sistema para medir distâncias infinitas, batizado de "Ano Luz. Ex : segundos do tempo determinado, multiplicado por trentos mil que é a velocidade da luz.
Com esse método e com a ajuda de dois super telescópios, Hubble e James Webb, descobriu - se que o gigantesco planeta Terra não passava de um grãzinho de poeira cósmica, que girava com outras dezenas de grãzinho de poeira cósmica em torno de uma estrelinha de quinta grandeza chamada sol, denominado de sistema solar. Que esse sistema com mais dois bilhões de outros sistemas, tinham como endereço um rastro luminoso chamado Via Láctea, com um Raio de alguns bilhões de anos luz de tamanho, e que era apenas mais uma dentre os mais de dois bilhões e meio de outras Galáxias.
Descobriu também que o Universo é escuro como Breu. Que o planetinha azul chamado terra é o único berço da vida, nesse universo ostiu, com temperaturas miraculosas, tanto positivas quanto negativas. Que em um sentimetro cubico de terra existe aproximadamente cem milhões de organismos vivos e em movimento. Quanto mais a ciência humana se aprofunda na busca de respostas só consegue mais perguntas. Descobriu que o huniverso é o mais completo e absurdo Caus, existindo a bilhões de anos na mais perfeita harmonia, conhecida também como lei da mecânica celeste.
Ao confirmar o Big Bang, cuja explosão no segundo seguinte, deu origem a tudo que existia, que existe e que existirá , a ciência humana pensou ter desmarado Deus e atirado na lata de lixo da incredulidade a teoria bíblica da criação divina, mas voltou a estaca zero pois não conseguiu até hoje, explicar o dedo de quem apertou o botão do Big bang.
Gilberto F. Lima
Apucarana 17 de Junho de 2022